Pular para o conteúdo principal

CAMINHÃO DA SAÚDE DO SISTEMA FAEMG SENAR ATENDE MAIS DE 850 PESSOAS, NO SUL DE MINAS


O Programa Saúde Itinerante do Sistema Faemg Senar atendeu mais de 850 pessoas em sua última passagem pelo Sul de Minas. O caminhão da saúde percorreu as cidades de Heliodora, Pouso Alto, Itanhandu e Passa Quatro e, com apoio das Prefeituras e sindicatos rurais locais, ofereceu ações de promoção à saúde integral do homem e da mulher do campo.

“Além de oferecer ações de formação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencial, o Sistema Faemg Senar tem o compromisso de cuidar das pessoas que estão envolvidas no meio rural. Por isso, com o Saúde Itinerante, nossa intenção é despertar nos produtores e produtoras, comportamento preventivo de saúde, por meio da oferta de exames e orientações”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira.

Nos oito dias em que esteve na região, o caminhão com equipamentos médicos e profissionais de saúde especializados realizaram cerca de mil atendimentos preventivos. Nas mulheres, foram feitas 475 mamografias bilaterais e 265 exames de Papanicolau, para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, enquanto que 384 homens realizaram o PSA, que pode detectar o câncer de próstata. Também foram ofertados 392 exames de sangue, como TSH, hepatite e HIV, além da realizada em todos os presentes, a aferição de pressão arterial.

Prevenção de saúde mais próxima
O programa Saúde Itinerante oferece à população de cidades do interior do estado, a oportunidade de realizar exames preventivos gratuitamente. Ao longo do ano, o caminhão percorre todas as regionais do Sistema Faemg Senar para proporcionar os atendimentos de saúde de forma rápida e individual aos moradores.

Para a técnica de saúde bucal Célia Cândido Miranda, a vinda do caminhão para o Sul de Minas trouxe praticidade. “Essa ação de saúde é muito interessante e prática porque com os atendimentos aqui na nossa cidade, não foi preciso se deslocar para a cidade de Pouso Alegre para realizar a mamografia. Como a viagem é longa e desgastante, perdemos o dia todo só para fazer o exame. Então, foi ótimo!”, diz.

“Achei muito importe essa iniciativa porque é a prevenção é algo primordial para todas as pessoas. Anualmente, eu sempre faço a mamografia e o preventivo e achei excelente a oportunidade de realizar os exames aqui mesmo na minha cidade”, afirma a dona de casa Márcia Roseli Faria Nascimento.

“Como na rede pública a demanda pelos exames é muito grande, foi uma ótima oportunidade de fazer a mamografia aqui mesmo na praça. E somente com essa prevenção, é possível saber se a saúde está indo bem”, relata a aposentada, Catarina Inês dos Reis Alves.

Para o produtor rural José Wagner Batista Silveira, ser atendido pelo Saúde itinerante foi uma forma de economizar. “Hoje em dia, as coisas estão muito difíceis, então conseguir os exames de graça é realmente muito bom. A estrutura está boa e eu e minha esposa aproveitamos para receber todos os atendimentos disponíveis”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...