Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO GERAL EM VARGINHA FICA ESTÁVEL NO MÊS DE JULHO


O Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha (IMPC-Unis), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Unis e GEESUL, ficou estável no mês de julho com variação de 0,03% comparado com o mês anterior.

No período de um ano o indicador acumula alta de 1,52%. O IMPC-Unis consiste em um indicador que mede a inflação geral em Varginha tendo como base o comportamento médio dos preços de 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Estes grupos são divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados.

O único grupo de gastos que apresentou elevação em julho foi habitação (2,37%), sendo que os produtos com maiores altas foram gás de cozinha (3,36%) e itens de higiene pessoal (0,50%), enquanto que os produtos de limpeza residencial indicaram queda de -1,24%.

Na alimentação houve diminuição de -1,20%. Os produtos com maiores aumentos foram água em galão para consumo (5,45%), açúcar refinado (2,70%) e pão francês (1,49%) devido principalmente à demanda e ajustes de preços. Enquanto que os itens com as diminuições mais consideráveis foram: batata (-29,74%), cebola (-18,72%) e feijão carioquinha (-9,20%) em razão da intensificação das safras e aumento da oferta.

O grupo transporte demonstrou queda -1,39% visto que os combustíveis tiveram diminuições como no caso do etanol (-3,02%), diesel (-1,45%) e gasolina (-1,41%).

Os grupos comunicação e educação indicaram estabilidade nos preços médios.

As previsões realizadas no último relatório se concretizaram tendo em vista que os combustíveis apresentaram queda e houve a intensificação da safra de inverno de alguns produtos alimentícios, especialmente dos hortifrutigranjeiros. O índice oficial de inflação do país, o IPCA, ainda não havia sido divulgado quando do fechamento deste relatório, mas a sua prévia (IPCA-15) indicou pequena deflação de -0,07%. Portanto, enquanto a nível nacional verifica-se a possibilidade de mais um mês de deflação, em Varginha o indicador mostrou estabilidade.

No curto prazo acredita-se que não ocorrerão mudanças bruscas nos índices de inflação local e nacional. Espera-se a continuidade das safras dos produtos alimentícios, queda nas cotações dos grãos e taxa de câmbio abaixo de R$5,00 contribuindo para estabilidade ou mesmo queda no nível geral de preços. Por outro lado, dois pontos merecem atenção, primeiramente a possibilidade de aumento nas exportações de carne bovina para o exterior, especialmente com destino à China, podendo provocar menor disponibilidade interna e aumento nos preços deste produto. Além disso, pode ocorrer reajuste nos preços dos combustíveis, fato que pode influenciar o indicador no mês de agosto.

Confira a pesquisa completa clicando aqui
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...