Pular para o conteúdo principal

TRADICIONAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CROCKATT DE SÁ SERÁ REVITALIZADA


O prefeito Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga participaram nesta terça-feira, dia 12 de setembro, da assinatura da ordem de serviço que viabiliza a restauração da Estação Ferroviária de Chrockatt de Sá, subdistrito de Ouro Preto. O nome é uma homenagem ao engenheiro e ex-diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura e contou também com a participação da secretária adjunta de Cultura, Margareth Monteiro, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Vecchia Guerra, de representantes da empreiteira AGD e da equipe da plataforma de projetos Semente, do Ministério Público de Minas Gerais. Os recursos para a realização da revitalização da estação são provenientes de uma medida compensatória ambiental, intermediada pelo Ministério Público através da Plataforma Semente.

Durante o evento, a arquiteta responsável pela reforma, Eduarda Assis, apresentou o projeto e compartilhou a experiência de colaboração da comunidade na criação do plano de obras, que será realizado pela Construtora AGD LTDA. “É uma grande satisfação ver um projeto concretizar. Nem sempre os projetos são executados, mas quando acontece, realizamos um sonho, que foi compartilhado por um líder comunitário, sua família e toda a comunidade que almejava a conquista deste espaço", comentou a arquiteta.

O projeto de restauração é liderado por Sidney Pedrosa, um morador do subdistrito que, durante a pandemia, ao retornar à sua terra, ficou ainda mais cativado pela estação, notando especialmente sua arquitetura em estilo Art Déco e Art Nouveau. Sidney começou a estudar arquitetura patrimonial e histórica e se informou sobre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Seu sonho angariou o apoio de mais pessoas e ganhou maior visibilidade.

“Por me encantar tanto com esta estação, elaborei um termo de referência com a colaboração da arquiteta Maria Cristina Cairo, diretora da sub-regional do IPHAN em Ouro Preto. Enviei para empresas, incluindo a MRS, que demonstrou sensibilidade à causa. Assim, o projeto nasceu”, comentou Sidney.

O prefeito Angelo Oswaldo disse que a restauração da estação não representa só um marco na história ferroviária de Minas Gerais, mas também projeta um futuro promissor para Ouro Preto, diversificando a economia no distrito que, historicamente, dependeu fortemente da mineração. Angelo comentou também que o distrito de Miguel Burnier está em ascensão, situado próximo à região do Mota, que se conecta a Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. “Chrockatt de Sá possui um rico patrimônio natural e cultural, incluindo a Vila Ema, uma antiga fazenda, e a estação, elementos que tornam essa região um potencial centro turístico e de lazer. Podemos ter ali a instalação de um hotel-fazenda e diversos outros atrativos, inclusive, com a possibilidade de reativar a linha férrea que conectaria Miguel Burnier a Ouro Preto”, disse o prefeito.

A reforma
O projeto será desenvolvido em três etapas. A primeira, contempla o restauro do prédio da estação que terá início neste mês de setembro, com previsão de entrega de sete meses. A segunda etapa, ainda maior, prevê a extensão da área, com instalação de uma concha acústica, uma praça de eventos, estacionamento, área de lazer, bicicletário, bebedouros e banheiros, além de um museu da Maria-fumaça. A terceira etapa da reforma será o projeto de paisagismo, placas informativas e outros dispositivos.

Estação e Chrockatt de Sá
A estação foi construída na Estrada de Ferro Dom Pedro II no ano de 1897, final do século XIX, ocupa um espaço de 52 m² e está localizada entre Miguel Burnier e Lobo Leite. Chrockatt de Sá fica a 50 km da sede de Ouro Preto, abriga uma pequena comunidade de 20 habitantes, porém, desponta como um dos distritos de maior expansão. Hoje o subdistrito é muito visitado por trilheiros e aventureiros com suas bikes. Para chegar ao subdistrito, a principal via para quem vai carro é a MG-129. Chrockatt também fica próximo a 30 km de Congonhas, 27 km de Ouro Branco e a 50 km Conselheiro Lafaiete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TJMG CONFIRMA DANO MORAL PARA TRANSEXUAL QUE SOFREU PRECONCEITO DURANTE EXAME DO SUS EM NAZARENO

Uma mulher transexual que realizou exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Nazareno, no Campo das Vertentes, relatou ter sofrido constrangimento por não ter seu nome social respeitado durante o atendimento. O caso, que aconteceu no ano de 2017, foi analisado pela Justiça de Minas Gerais, que reconheceu a ocorrência de dano moral e manteve a responsabilização do Município de Nazareno. Segundo o processo, a paciente afirmou que, durante o atendimento para coleta de sangue, funcionários desconsideraram seu nome social e utilizaram seu nome de registro civil, apesar de a identificação social constar em documentos do SUS e no pedido médico. A ação foi ajuizada após o episódio ocorrido em um serviço de saúde vinculado ao município. Ao analisar o recurso, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais concluiu que houve violação ao direito à identidade de gênero da autora. Os desembargadores destacaram que o nome social já constava no Cartão Nacional de Saúde, na requisição méd...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho