quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO NO CFGS 2023 DA ESA


No dia 2 de dezembro, a Escola de Sargentos das Armas entregou à sociedade brasileira 507 sargentos combatentes das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações da Escola de Sargento das Armas (ESA).

Dentre essas 507 histórias individuais, uma se destaca pela forma como o Exército Brasileiro foi fundamental para que ela pudesse ser concretizada: a história do 3° sargento de Cavalaria João Victor Silva.

Nascido em Messias, Alagoas, numa família humilde, e sem conhecer seus pais biológicos, João Victor passou por momentos muito difíceis ao ver que seu pai adotivo se ausentara do município, deixando-o sob sério risco social. Sem ter onde morar, fora acolhido, temporariamente, em casa de amigos.

Foi nessa época que sua história foi contada ao chefe de Instrução do TG 07-002 (Teotônio Vilela), 1° Sargento Paulo Robson Firmino Rocha, afirmando que o adolescente era excelente aluno na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus e que recém havia completado 18 anos.

O jovem João Victor foi incorporado ao TG, em 1° de março de 2021, e passou a morar no aquartelamento como “laranjeira”, onde também fazia suas refeições. O jovem demonstrou interesse pela carreira militar e observando que era portador de valores como disciplina, resiliência, equilíbrio emocional, resistência física e discrição, o chefe de Instrução presenteou-o com um curso preparatório para a Escola de Sargentos das Armas. E era, também, pelo computador do TG que, após as instruções, ele estudava com afinco.

Aproveitando as oportunidades que lhe haviam sido oferecidas, o cabo R/2 João Victor foi aprovado no Concurso de Admissão nesse mesmo ano.

Com a ajuda dos amigos, apresentou-se no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, Natal -RN, onde deu inicio à sua caminhada como Aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos 22/23, e após 44 semanas de intensas atividades, fez a opção pela Arma de Cavalaria.

No início deste ano, o Aluno João Victor apresentou-se na ESA para a qualificação na Arma que escolhera. Um ano no qual todos os Alunos são exigidos de maneira extenuante em exercícios militares; nos exercícios da Seção de Instrução Especial (SIEsp); na preparação física; nas instruções de tiro, orientação e patrulha; nas formaturas; nas competições; nos cultos aos patronos e símbolos nacionais; nos serviços de escala; nas avaliações acadêmicas e militares; atividades nas quais são avaliados e classificados meritocraticamente.

Neste último sábado, o 3° sargento Victor Silva recebeu das mãos do agora subtenente Firmino, servindo no Estado-Maior do Exercito, a quem carinhosamente chama de pai, o quepe verde-oliva, símbolo da conclusão do CFGS. Não foi possível que sua família estivesse presente e mais uma vez, a mão amiga que lhe fora estendida em 2021 não o desamparou.

Nas palavras do comandante do Exército, general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, dirigidas a todos os terceiros-sargentos, durante a Cerimônia de Conclusão do CFGS 2023, “a dimensão do tamanho dessa vitória não é conhecida por muitas pessoas fora do Exército. Vitória construída com sacrifício, com denodo, com a determinação de gente que acredita no futuro!”

O 3° sargento Victor Silva entra para a história ao se tornar o primeiro Atirador de Teotônio Vilela a ingressar como 3° sargento de carreira no Exército Brasileiro. Um exemplo de que o estudo e a dedicação podem romper barreiras sociais. Ele segue agora para o 5° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Quaraí, Rio Grande do Sul, onde aplicará todos os conhecimentos adquiridos durante o ano de instrução e dará continuidade à história iniciada no TG 07-022.

Nenhum comentário: