Pular para o conteúdo principal

UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO NO CFGS 2023 DA ESA


No dia 2 de dezembro, a Escola de Sargentos das Armas entregou à sociedade brasileira 507 sargentos combatentes das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações da Escola de Sargento das Armas (ESA).

Dentre essas 507 histórias individuais, uma se destaca pela forma como o Exército Brasileiro foi fundamental para que ela pudesse ser concretizada: a história do 3° sargento de Cavalaria João Victor Silva.

Nascido em Messias, Alagoas, numa família humilde, e sem conhecer seus pais biológicos, João Victor passou por momentos muito difíceis ao ver que seu pai adotivo se ausentara do município, deixando-o sob sério risco social. Sem ter onde morar, fora acolhido, temporariamente, em casa de amigos.

Foi nessa época que sua história foi contada ao chefe de Instrução do TG 07-002 (Teotônio Vilela), 1° Sargento Paulo Robson Firmino Rocha, afirmando que o adolescente era excelente aluno na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus e que recém havia completado 18 anos.

O jovem João Victor foi incorporado ao TG, em 1° de março de 2021, e passou a morar no aquartelamento como “laranjeira”, onde também fazia suas refeições. O jovem demonstrou interesse pela carreira militar e observando que era portador de valores como disciplina, resiliência, equilíbrio emocional, resistência física e discrição, o chefe de Instrução presenteou-o com um curso preparatório para a Escola de Sargentos das Armas. E era, também, pelo computador do TG que, após as instruções, ele estudava com afinco.

Aproveitando as oportunidades que lhe haviam sido oferecidas, o cabo R/2 João Victor foi aprovado no Concurso de Admissão nesse mesmo ano.

Com a ajuda dos amigos, apresentou-se no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, Natal -RN, onde deu inicio à sua caminhada como Aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos 22/23, e após 44 semanas de intensas atividades, fez a opção pela Arma de Cavalaria.

No início deste ano, o Aluno João Victor apresentou-se na ESA para a qualificação na Arma que escolhera. Um ano no qual todos os Alunos são exigidos de maneira extenuante em exercícios militares; nos exercícios da Seção de Instrução Especial (SIEsp); na preparação física; nas instruções de tiro, orientação e patrulha; nas formaturas; nas competições; nos cultos aos patronos e símbolos nacionais; nos serviços de escala; nas avaliações acadêmicas e militares; atividades nas quais são avaliados e classificados meritocraticamente.

Neste último sábado, o 3° sargento Victor Silva recebeu das mãos do agora subtenente Firmino, servindo no Estado-Maior do Exercito, a quem carinhosamente chama de pai, o quepe verde-oliva, símbolo da conclusão do CFGS. Não foi possível que sua família estivesse presente e mais uma vez, a mão amiga que lhe fora estendida em 2021 não o desamparou.

Nas palavras do comandante do Exército, general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, dirigidas a todos os terceiros-sargentos, durante a Cerimônia de Conclusão do CFGS 2023, “a dimensão do tamanho dessa vitória não é conhecida por muitas pessoas fora do Exército. Vitória construída com sacrifício, com denodo, com a determinação de gente que acredita no futuro!”

O 3° sargento Victor Silva entra para a história ao se tornar o primeiro Atirador de Teotônio Vilela a ingressar como 3° sargento de carreira no Exército Brasileiro. Um exemplo de que o estudo e a dedicação podem romper barreiras sociais. Ele segue agora para o 5° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Quaraí, Rio Grande do Sul, onde aplicará todos os conhecimentos adquiridos durante o ano de instrução e dará continuidade à história iniciada no TG 07-022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...