Pular para o conteúdo principal

BORRA DE CAFÉ PODE SER ALTERNATIVA ÀS EMBALAGENS PLÁSTICAS


A borra de café já é usada para produzir corante para tecido, utensílios e até energia. Agora, um estudo da Universidade Estadual de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, aponta como os grãos de café usados ​​podem ser transformados em filmes biodegradáveis. Ou seja, um material que, um dia, poderá substituir os plásticos. Conforme publicaram no portal Ciclo Vivo.

Em primeiro lugar, os plásticos são fortes, flexíveis e de produção relativamente barata. O que os torna um material quase “perfeito” para embalagem. Entretanto, eles representam um sério problema ambiental.

Plásticos
Embora recicláveis, a maioria dos plásticos acaba como lixo ou em aterros sanitários, onde levam 700 anos para se biodegradar. Nesse sentido, diversos estudos têm encontrado os resíduos plásticos em órgãos humanos, como pulmão e coração.

“Os plásticos constituem uma ampla gama de materiais projetados para atender a muitas necessidades diárias”, afirma Srinivas Janaswamy. Desde já, ele é professor associado do Departamento de Laticínios e Ciência Alimentar da Universidade Estadual de Dakota do Sul.

“A substituição de todos os plásticos existentes está longe de ser possível nesta fase. No entanto, a substituição dos plásticos convencionais de baixo custo, utilizados diariamente, que ocupam a fração mais considerável dos contaminantes ambientais, é viável e pode ser alcançada”, completa o professor.
Borra de café

Nos últimos anos, Janaswamy concentrou os seus esforços de investigação na criação de alternativas biodegradáveis ​​ao plástico, muitas vezes a partir de subprodutos agrícolas. Como exemplo, ele já produziu filmes a partir de cascas ricas em celulose de abacate e restos de milho. Agora, seu mais recente esforço está no uso de borra de café.

Em suma, as borras de café estão amplamente disponíveis, com milhões de toneladas produzidas anualmente. A maioria acaba em aterros sanitários. À medida que as economias emergentes começam a adicionar cadeias de cafeterias, a quantidade de borra de café gasta só aumentará.

Portanto, utilizar este recurso para filmes biodegradáveis ​​é uma solução sustentável e econômica para a crise do plástico. Além disso, o pó de café usado contém fibras lignocelulósicas, material necessário para fazer os filmes.
Pesquisa

Para preparar os filmes, pois, a equipe de pesquisa primeiro extraiu fibras lignocelulósicas dos grãos de café usados. Um processo de modificação química ecológica foi, então, implantado para tornar o filme mais adequado para embalagem.

Em suma, os filmes resultantes foram capazes de se biodegradar em 45 dias no solo. Ao mesmo tempo que apresentavam alta resistência à tração. Assim, os filmes também tinham algumas propriedades únicas que os pesquisadores observaram.

“Curiosamente, esses filmes podem bloquear quantidades significativas de radiação UV e apresentar propriedades antioxidantes. Acredito sinceramente que o resultado desta pesquisa abre novas aplicações para borras de café”, afirma o pesquisador.
Resultados promissores

Embora ainda consideram como o “estágio um” de transformação de borra de café em filmes, os resultados do estudo mostraram-se promissores.

“O potencial para substituir os filmes de plástico dos grãos de café usados, amplamente descartados, mas abundantes e sustentáveis, permanece ileso e estimulante para a criação de valor”, finaliza Janaswamy.

Por fim, o estudo, intitulado “Filmes biodegradáveis, bloqueadores de UV e antioxidantes de fibras lignocelulósicas de borra de café gasto”, foi publicado no International Journal of Biological Macromolecules.

*Reproduzido do site da Cooxupé 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...