Pular para o conteúdo principal

CAIXA DOA MAIS DE 12 MIL EQUIPAMENTOS AO PROGRAMA COMPUTADORES PARA INCLUSÃO

Máquinas serão destinadas à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade

A Caixa já doou 12.113 equipamentos ao programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações. As máquinas, provenientes da modernização do parque tecnológico do banco, são recondicionadas e destinados para uso prioritário em escolas públicas e em pontos de inclusão digital.

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, celebra a marca e explica que os computadores também são destinados à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade. “Essa ação do banco abre portas para que crianças e jovens possam se qualificar, além de promover a inclusão digital e tecnológica. Essa qualificação pode ser fator determinante para entrada no mercado de trabalho ou mesmo na decisão de seguir pelo empreendedorismo”, ressalta.

Como a parceria começou
A parceria entre a CAIXA e o Ministérios das Comunicações foi firmada em dezembro de 2023, após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica.

O banco dispõe de cerca de 23 mil computadores que podem ser aproveitados para esse e outros acordos.

Computadores para Inclusão
O Programa Computadores para Inclusão é uma ação do Governo Federal executada pelo Ministério das Comunicações para implementação de políticas de inclusão digital.

O objetivo é apoiar e viabilizar o acesso à tecnologia por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), que são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos a serem utilizados em cursos e oficinas e onde pode ser feito o descarte correto de resíduos eletrônico.

Atualmente há 21 CRC’s localizados em Macapá (AP), Manaus (AM), Belém (PA), Recife e Petrolina (PE), Fortaleza e Maracanaú (CE), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Dourados (MS), Gama (DF), Formosa (GO), Belo Horizonte e Lavras (MG), Maricá (RJ), São Paulo (SP) São Luís (MA), Aracaju (SE), Goiânia (GO) e dois em Porto Alegre (RS).

Além de escolas públicas, outras instituições também poderão receber os equipamentos, desde que se enquadrem nos requisitos de um Ponto de Inclusão Digital (PID). Os espaços precisam ter acesso público e infraestrutura básica para uso dos computadores, como energia e mobiliário.

Saiba mais
A parceria com o Ministério está alinhada à Política Nacional de Desfazimento de Bens Eletroeletrônicos e às diretrizes da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática da CAIXA, uma vez que promove a destinação adequada a cada tipo de equipamento, visando sua reutilização, reciclagem ou logística reversa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.