Pular para o conteúdo principal

COM ILUMINAÇÃO LED, RIBEIRÃO DAS NEVES REDUZ CRIMES E ECONOMIA CHEGA A 56% NO CONSUMO DE ENERGIA

Com nova iluminação, município amplia eficiência energética e registra queda nos índices de violência

Nos últimos cinco anos, Ribeirão das Neves (MG) passou por uma mudança na infraestrutura de iluminação pública. Com a parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura e a IP Minas, mais de 26 mil pontos de luz foram modernizados com tecnologia LED, resultando em economia de recursos e impactos na segurança e sustentabilidade.

Situação da iluminação pública antes da modernização
Antes da chegada da IP Minas, Ribeirão das Neves apresentava deficiências na iluminação pública. As luminárias obsoletas tinham baixa eficiência energética, exigiam manutenção constante e deixavam áreas sem iluminação adequada, afetando a mobilidade e a segurança. Com a PPP, a cidade adotou luminárias LED, reduzindo o consumo de energia e melhorando a iluminação nas vias públicas.

Impacto na segurança e uso dos espaços públicos
A modernização influenciou a segurança pública. Dados do Atlas da Violência de 2024, do Ministério da Saúde, indicam uma redução de 40% na taxa de homicídios na cidade, de 40,3 (2019) para 24,0 (2024) a cada 100 mil habitantes. O aumento da visibilidade nas ruas contribuiu para a redução da criminalidade e maior sensação de segurança para os moradores.

A nova iluminação também incentivou o uso de espaços públicos no período noturno. Praças, pistas de caminhada e campos de futebol passaram a ser mais frequentados para atividades de lazer e esportivas.

Economia e sustentabilidade
A substituição das luminárias resultou em economia de energia. O consumo do parque de iluminação pública caiu de 3.426,28 kW para 1.506,60 kW até janeiro de 2023, uma redução de 56%. A diminuição dos gastos permite a alocação de recursos para outras áreas municipais.

Um levantamento da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (Abcip), divulgado em setembro de 2024, aponta que apenas 19,6% das lâmpadas de iluminação pública no Brasil são de LED, enquanto 59% ainda utilizam vapor de sódio. A modernização da iluminação pública é um fator que pode reduzir custos para os municípios e melhorar a eficiência energética.

Próximos passos para a iluminação pública em Ribeirão das Neves
A IP Minas planeja novas tecnologias para aprimorar a iluminação pública, incluindo sistemas de telegestão e sensores de movimento para otimizar o consumo de energia. Outra iniciativa em estudo é o uso de energia solar para alimentar parte da infraestrutura de iluminação.

A modernização da iluminação pública em Ribeirão das Neves trouxe impactos na economia de recursos, segurança e uso dos espaços públicos. A parceria público-privada segue investindo em soluções tecnológicas para ampliar os benefícios da iluminação LED na cidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...