Pular para o conteúdo principal

COOPERCAM RECEBE PRIMEIRA COLHEITA DO PROJETO FRUTICULTURA EM CAMPOS GERAIS


Implantado em 2024, o Projeto Fruticultura, iniciativa da Coopercam em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu – Coomap, tem como objetivo fomentar novas oportunidades no campo e diversificar a renda dos cooperados. Essa atividade tem como premissa ser uma opção para o enfrentamento das adversidades climáticas enfrentadas pelos cafeicultores nos últimos tempos.

A ação já colhe seus primeiros frutos e começa a fazer história: no dia 14 de janeiro, foi realizada a primeira colheita de maracujá. A Coopercam recebeu 450 quilos da fruta, resultado do cultivo iniciado em setembro do ano passado.

O Projeto Fruticultura conta, até o momento, com nove produtores que juntos somam 10 hectares destinados ao cultivo de maracujá. Mais do que números, essa colheita simboliza o compromisso da Coopercam em diversificar a produção agrícola da região, fortalecer a economia local e destacar o valor do trabalho no campo.

Para apoiar os associados nessa iniciativa, a cooperativa recebeu, no dia 8 de janeiro, a visita do consultor Hércules José de Oliveira, da cidade de Araguari, do viveiro Flora Brasil. O especialista percorreu as propriedades participantes para esclarecer dúvidas relacionadas à colheita e oferecer orientações técnicas sobre o manejo do maracujazeiro.

“Plantar e colher é mais do que uma atividade agrícola, é um ato de acreditar no futuro, no trabalho coletivo e na força do campo. A primeira colheita de maracujá simboliza não apenas o início de uma nova etapa, mas também a realização de um sonho compartilhado por todos os envolvidos no projeto. Com esta iniciativa, a Coopercam reforça seu papel em incentivar a inovação e a sustentabilidade, mostrando que o campo é terreno fértil para crescimento, aprendizado e grandes conquistas”, destaca Wellyson Araújo, Coordenador Técnico da cooperativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...