Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA SUSPENDE CLÁUSULAS ABUSIVAS EM CONTRATOS DE ESCRITÓRIOS COM VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE MARIANA

Decisão acolhe pedido da DPU, DPE-ES, MPES, DPE-MG, MPF e MPMG para proteger atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão

A Justiça Federal em Minas Gerais concedeu liminar suspendendo cláusulas consideradas abusivas em contratos firmados pelos escritórios Pogust Goodhead Law Ltd (PGMBM), sediado em Londres, e Felipe Hotta Sociedade Individual de Advocacia com vítimas da tragédia de Mariana (MG). A decisão atende parcialmente a ação civil pública ajuizada pela pela Defensoria Pública da União (DPU), pela Defensoria Pública do Espírito Santo (DPE-ES), pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPE-MG), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A liminar reconhece que os termos contratuais comprometiam a autonomia dos atingidos e os colocavam em posição de desvantagem, ao preverem, por exemplo, a exigência de pagamento de honorários mesmo em caso de desistência da ação internacional, a proibição de realização de acordos individuais no Brasil e a imposição de foro exclusivo em Londres, com arbitragem e aplicação da legislação inglesa. Para a Justiça, tais cláusulas representam barreiras desproporcionais ao acesso à Justiça, especialmente em se tratando de pessoas em condição de hipervulnerabilidade.

A ação civil pública foi motivada por análises de documentos firmados com milhares de brasileiros atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015. Os contratos foram assinados para viabilizar a participação dos atingidos em uma ação coletiva contra a mineradora BHP Billiton no Reino Unido. De acordo com os órgãos autores da ação, a maioria dos contratantes são pessoas de baixa renda, com pouco acesso à informação jurídica, que não tinham pleno conhecimento das implicações legais e financeiras envolvidas.

A juíza federal Fernanda Martinez Silva Schorr, responsável pela decisão, destacou que as cláusulas violam o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Advocacia e princípios constitucionais como o da boa-fé e o do acesso universal à Justiça. Ela também apontou como abusiva a prática de campanhas publicitárias promovidas pelos escritórios, que desestimulavam a adesão dos atingidos a programas de reparação brasileiros, como o Programa de Indenização Definitiva (PID), homologado pelo Supremo Tribunal Federal em 2024.

Medidas
Além da suspensão das cláusulas, a decisão determinou o depósito judicial dos valores referentes a honorários que seriam cobrados sobre indenizações obtidas no Brasil, inclusive aquelas pagas por meio do PID, cujos repasses estavam previstos para começar em até 15 dias após a liminar.

Os escritórios também deverão comunicar de forma clara e acessível todos os seus clientes sobre o conteúdo da decisão, utilizando os mesmos meios e formatos de divulgação usados anteriormente, incluindo redes sociais, por um período mínimo de 90 dias.

O processo segue em tramitação na 13ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...