
Município do Sul de Minas caiu da quarta para quinta colocação. Até outubro deste ano, exportações atingiram US$ 1,7 bilhão
Afetadas pela crise financeira mundial, as vendas destinadas ao mercado internacional pelos produtores de minério de ferro, as usinas de ferro e aço, fábricas de automóveis e o café de Minas Gerais desenham mudanças no ranking dos 10 maiores municípios exportadores do estado, responsáveis por quase 63% do comércio de Minas com o exterior, entre janeiro e outubro deste ano. Embora os números disponíveis para as cidades que mais exportam – relativos aos primeiros 10 meses do ano – não mostrem, ainda, todo o impacto da redução da produção nesses setores, os novos contratos de exportação ou a ausência deles, ante a turbulência na economia, expõem as dificuldades enfrentadas por grandes empresas.
O time dos 10 principais municípios mineiros exportadores expõe a dependência que eles têm dos resultados da produção mineral, siderúrgica e do setor automotivo, observa a pesquisadora Elisa Maria Pinto da Rocha, da Fundação João Pinheiro. Junto à produção cafeeira do estado, esses bens representam 60% a 70% das vendas externas de Minas, conforme o período analisado. Até outubro, já houve alterações importantes no ranking. Varginha, único município do Sul de Minas a figurar entre os dez maiores exportadores do Estado, caiu da quarta para a quinta colocação no ranking. Até outubro de 2008, Varginha exportou US$ 1,7 bilhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário