Os amantes da natureza este ano terão motivos de sobra para desbravarem a região do Campo das Vertentes. O turismo ambiental ganha força em 2010 nas cidades de Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei e Coronel Xavier Chaves. Com uma extensão de 4.700 hectares a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de São José tem sido preparada para se tornar alvo do turismo ecológico.
Em Prados foi construída uma sede que recebeu o nome de Casa da Serra, o lugar é uma das opções de ponto de partida para os visitantes. O local, projetado pelo instituto Terra Brasilis, tem como temática principal a biodiversidade e contém informações sobre a área, vegetação, fauna e medidas educativas. A inauguração da casa está prevista para este ano, mas já recebe escolas da região e turistas. A APA está sob responsabilidade do Instituto Estadual de Floresta (IEF).
De acordo com o gestor da área de proteção, Itamar Christofaro Silva, o turismo é um fator benéfico na conservação e preservação de locais como a serra. “A divulgação ainda tem sido boca a boca ou em instituições. As crianças vêm e interagem com o espaço, elas gostam muito, são atentas às informações sobre os animais e seus habitats”, explicou Silva.
O gestor lembrou também que o intuito é incentivar o turismo ecológico. “Estamos preparando o espaço para isso. É uma ferramenta importante na preservação das áreas protegidas. O turismo ambiental é uma realidade hoje, o número de pessoas que procuram essa opção de lazer é cada vez maior”, afirmou. Ainda dentro da área de proteção, no final do ano passado foram concluídas as obras da Estrada Parque Passos dos Fundadores.
Pioneiro no Estado, o caminho tem 9,5 km de extensão que liga as cidades de Prados e Tiradentes. O percurso possibilita aos visitantes um maior contato com a natureza e com as especificidades da Serra de São José.
Para março, está prevista a inauguração da segunda sede, em Tiradentes. Denominada A Casa das Águas, o núcleo terá como tema central a geodiversidade e pretende explorar questões relacionadas às características físicas da APA. No mesmo mês se iniciarão as obras de construção da última sede de visitação. O núcleo Casa Frei Veloso apresentará como temática principal de interpretação O Homem e a História e será construído próximo ao Marco Zero da Estrada Real, no município de Santa Cruz de Minas.
Fonte: Gazeta de São João Del Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário