Pular para o conteúdo principal

O TURISMO NO SUL DE MINAS



*Ulysses Gomes

Se apreciamos o local onde moramos, nossa tendência natural é querer compartilhá-lo com o mundo. No clima típico das montanhas do sul de Minas, convivemos com belezas naturais, como cachoeiras e muito verde. Muitas fazendas, as animadas festas regionais, e as ótimas opções da culinária local completam o quadro de atrativos para o olhar visitante.

O turismo, que segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo, 2003), é uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo, chegar a ter uma participação de 10% no PIB mundial, além de ser uma alternativa de renda limpa, que, se corretamente orientada, não causa impactos ambientais.

Acredito que o turismo seja uma alternativa econômica importante para a nossa região. Algumas opções tem-se destacado, a exemplo da Secretaria de Turismo de Monte Verde, distrito de Camanducaia, recentemente eleita como a melhor gestão turística do Brasil

Inúmeras são as vocações presentes em nossa região para fomentar o turismo. Carecemos de políticas voltadas à qualificação de pessoal para esta desenvolver estas vocações, quais sejam, a nosso ver, o turismo religioso, o turismo educacional, o rural, o ecoturismo e o turismo de negócios.

Aposto especialmente no Turismo Rural, definido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) como “uma atividade desenvolvida no campo, comprometida com a atividade produtiva, agregando valor a produtos e serviços e resgatando o patrimônio natural e cultural da comunidade. Isso significa que, para ser enquadrado como turismo rural, o empreendimento deve ser e não apenas ‘parecer’ um sítio ou fazenda.” Esta modalidade é relativamente nova no Brasil quando comparada com outros modelos, como o turismo sol e praia e o ecoturismo. Pioneiro na atividade, o município de Lages, em Santa Catarina, iniciou esta atividade como uma simples alternativa econômica que hoje é exemplo de qualidade no setor. Destaque são dados para a satisfação da população local com a atividade, que proporcionou ao produtor rural o aumento significativo de sua renda.

Os benefícios do Turismo Rural são ressaltados pela Embratur, que destaca em seu site que a atividade agrega valores a serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Com a implantação do Turismo Rural, dá-se a junção de dois ramos diferentes, mas, com fins comuns, diversificando as atividades do campo, transformando-o em atrativo turístico que compõe, também, o cotidiano da localidade, seus costumes tradicionais, o ambiente natural, as instalações rústicas, entre outras que motivam o turista a procurar o meio rural.

O Turismo Rural também contribui para o bem-estar das famílias envolvidas com a atividade, desenvolvendo o sentido de orgulho de sua origem e gerando conscientização quanto à preservação de seu patrimônio, enaltecido pelo turista, que procura o campo para satisfazer suas necessidades de lazer e interage com a comunidade local em atividades que são comuns aos residentes. A hospitalidade e o acolhimento do homem do campo também chamam a atenção do turista, que costuma apreciar cada momento passado na área rural, longe do tumulto e da poluição da cidade grande.

Como nem só de boa vontade sobrevive a atividade turística, no momento atual carecemos não apenas de políticas de fomento, mas também de empreendedores e de pessoal qualificado para desenvolvê-lo em nossa região. Quem se anima?

*Ulysses Gomes, ex-vereador em Itajubá, graduado e pós-graduando em Administração Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.