Pular para o conteúdo principal

O TURISMO NO SUL DE MINAS



*Ulysses Gomes

Se apreciamos o local onde moramos, nossa tendência natural é querer compartilhá-lo com o mundo. No clima típico das montanhas do sul de Minas, convivemos com belezas naturais, como cachoeiras e muito verde. Muitas fazendas, as animadas festas regionais, e as ótimas opções da culinária local completam o quadro de atrativos para o olhar visitante.

O turismo, que segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo, 2003), é uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo, chegar a ter uma participação de 10% no PIB mundial, além de ser uma alternativa de renda limpa, que, se corretamente orientada, não causa impactos ambientais.

Acredito que o turismo seja uma alternativa econômica importante para a nossa região. Algumas opções tem-se destacado, a exemplo da Secretaria de Turismo de Monte Verde, distrito de Camanducaia, recentemente eleita como a melhor gestão turística do Brasil

Inúmeras são as vocações presentes em nossa região para fomentar o turismo. Carecemos de políticas voltadas à qualificação de pessoal para esta desenvolver estas vocações, quais sejam, a nosso ver, o turismo religioso, o turismo educacional, o rural, o ecoturismo e o turismo de negócios.

Aposto especialmente no Turismo Rural, definido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) como “uma atividade desenvolvida no campo, comprometida com a atividade produtiva, agregando valor a produtos e serviços e resgatando o patrimônio natural e cultural da comunidade. Isso significa que, para ser enquadrado como turismo rural, o empreendimento deve ser e não apenas ‘parecer’ um sítio ou fazenda.” Esta modalidade é relativamente nova no Brasil quando comparada com outros modelos, como o turismo sol e praia e o ecoturismo. Pioneiro na atividade, o município de Lages, em Santa Catarina, iniciou esta atividade como uma simples alternativa econômica que hoje é exemplo de qualidade no setor. Destaque são dados para a satisfação da população local com a atividade, que proporcionou ao produtor rural o aumento significativo de sua renda.

Os benefícios do Turismo Rural são ressaltados pela Embratur, que destaca em seu site que a atividade agrega valores a serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Com a implantação do Turismo Rural, dá-se a junção de dois ramos diferentes, mas, com fins comuns, diversificando as atividades do campo, transformando-o em atrativo turístico que compõe, também, o cotidiano da localidade, seus costumes tradicionais, o ambiente natural, as instalações rústicas, entre outras que motivam o turista a procurar o meio rural.

O Turismo Rural também contribui para o bem-estar das famílias envolvidas com a atividade, desenvolvendo o sentido de orgulho de sua origem e gerando conscientização quanto à preservação de seu patrimônio, enaltecido pelo turista, que procura o campo para satisfazer suas necessidades de lazer e interage com a comunidade local em atividades que são comuns aos residentes. A hospitalidade e o acolhimento do homem do campo também chamam a atenção do turista, que costuma apreciar cada momento passado na área rural, longe do tumulto e da poluição da cidade grande.

Como nem só de boa vontade sobrevive a atividade turística, no momento atual carecemos não apenas de políticas de fomento, mas também de empreendedores e de pessoal qualificado para desenvolvê-lo em nossa região. Quem se anima?

*Ulysses Gomes, ex-vereador em Itajubá, graduado e pós-graduando em Administração Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho