Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2012 – PP COBIÇA DUAS CADEIRAS NO LEGISLATIVO DE LAVRAS



A engenharia política, assim como as ciências exatas, possui diversos caminhos. Mas o objetivo é sempre o mesmo resultado. O senador Aécio Neves disse que o PSDB realizará um encontro nacional em outubro próximo, com dois objetivos básicos: debater propostas que serão levadas ao país nas eleições de 2012 e promover o resgate do legado tucano com o governo de Fernando Henrique Cardoso. Ambos são objetivos meritórios. Discutir as eleições municipais de 2012 é algo urgente, assim como as definições são mais necessárias do ponto de vista prático.

O PSDB de Lavras, no Sul de Minas, já tomou as rédeas das articulações. Há 8 anos no poder, com a prefeita Jussara Menicucci (PSDB), a legenda não quer perder espaço. Por hora, o partido deve apoiar o pré-candidato do PMDB, o ex-vice-prefeito e secretário municipal Eduardo Luiz Marani, indicando seu vice. As possíveis alianças PMDB-PSDB são bem vistas pelo senador Aécio Neves, em virtude do seu projeto presidencial de 2014. Dú Marani foi lançado por exigência do partido, que quer candidatos em todas cidades com mais de 50 mil candidatos.

O Partido Progressista (PP) é a bola da vez. Com o apoio do deputado federal Dimas Fabiano (PP), a legenda já se movimenta para conquistar em torno de 4 mil votos em Lavras, o que daria ao partido 2 cadeiras no Legislativo Municipal. Segundo interlocutores, Dimas, que foi muito bem votado na cidade, teria interesse em eleger representantes no município. O PP deverá fechar aliança com o pré-candidato do PSL, o médico Marcos Cherem, que terá como provável vice, o ex-vice-prefeito e ex-vereador Marcos Possato (PTB).

Marcos não deverá hesitar em assumir o posto de candidato, já que seu irmão, o deputado estadual Fábio Cherem (PSL) assumiu compromissos de campanha para chegar a Assembleia Legislativa (ALMG). De primeiro mandato, segundo alguns correligionários o deputado cometeria um erro político, ao lançar-se prefeito, uma vez que muitos votaram com a esperança de agora, ter um representante no parlamento mineiro. O deputado também está empenhado na criação do PSD, de Gilberto Kassab, onde seria umas principais lideranças da legenda em Minas. Mas nos bastidores de seu mandato, a rumores de assessores descontentes. A candidatura do médico Hugo Teixeira, que rachou o PT de Lavras, já esfriou. Lideranças históricas do partido já sinalizam deixar a agremiação. O engenheiro Jânio Bragança, que perdeu a direção do PP, mantém ainda o controle do diretório municipal do DEM em Lavras. Jânio tem sido sondado por possíveis candidatos como eventual vice. O atual vice-prefeito Cassimiro da Silva (PR), deve jogar a tolha e tentar uma vaga no Legislativo.

Preparativos
A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG promove desde o dia 8 de setembro, uma série de encontros reunindo os juízes que vão atuar nas eleições 2012. Os encontros são realizados em seis regiões eleitorais do Estado e visam atualizar os juízes dos assuntos pertinentes ao período eleitoral, além de estabelecer estratégias para minimizar as dificuldades que envolvem o pleito. Depois de Uberlândia, já estão confirmados outros encontros em Juiz de Fora (14 de outubro), Lavras (27 de outubro), Governador Valadares (10 de novembro), Montes Claros (25 de novembro) e Belo Horizonte (2 de dezembro).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...