Pular para o conteúdo principal

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS DEFINEM CANDIDATOS PARA A DISPUTA EM JUIZ DE FORA

Bruno Siqueira (PMDB), Custódio Mattos (PSDB), Laerte Braga (PCB), Margarida Salomão (PT) e Victória Mello (PSTU) vão disputar a Prefeitura de Juiz de Fora nas eleições de 2012. Os cinco concorrentes tiveram seus nomes referendados pelas convenções partidárias iniciadas no dia 10 de junho e encerradas à meia noite de sábado, 30. Vinte e sete partidos participarão da disputa por uma das 19 cadeiras da Câmara Municipal. Os registros das candidaturas devem ser feitos pelas legendas ou coligações até o dia 5 de julho. Os pedidos impugnações devem ser protocolados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos, coligações ou pelo Ministério Público. 

A campanha está permitida a partir do dia 6 de julho, e o primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Dos partidos com postulantes ao Executivo, apenas PSDB e PT deixaram suas coligações para o último dia. Como estavam certos a candidatura à reeleição do prefeito Custódio Mattos (PSDB) e o retorno da professora Margarida Salomão (PT) ao páreo, as duas legendas adiaram suas definições até a data limite, para arrematarem melhor as alianças. No caso dos tucanos, a estratégia deu certo. Com quatro aliados com conversações também com o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB), o PSDB fez valer a força do Governo de Minas. Bastou a entrada de articuladores do Palácio Tiradentes nas conversas com o PR, do ex-deputado Edmar Moreira, e o PPS, do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, para colocar fim em qualquer tipo de aproximação com o peemedebista.

Já as articulações do tucanato local obtiveram êxito na árdua tarefa de apaziguar os ânimos mais exaltados do PSC, do atual líder governista Noraldino Júnior, e do PTB. Com isso, Custódio conseguiu, mais uma vez, aglutinar em torno de sua candidatura o maior número de partidos, 12 ao todo. Ainda assim, os tucanos contabilizaram perdas indesejadas. A primeira delas envolve o PV, que optou por caminhar de forma independente. O partido, que tem à sua frente o ex-subsecretário de Articulação, Edson Fonseca, foi talvez aquele que mais negociou durante o período de convenções, ainda assim não conseguiu emplacar uma composição convincente. Outra legenda aguardada no ninho tucano era o PRB, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bonifácio. A legenda, no entanto, vai tomar outros rumos.

Na reta final, a surpresa ficou por conta da PSD, o partido criado em 2010 pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite da última quinta-feira, reconheceu o direito da legenda ao tempo de TV proporcional ao número atual de deputados. Como tem a quarta maior bancada da Câmara Federal, com 52 deputados, a sigla virou alvo de cobiça de PSDB, PMDB e PT. As conversas foram conduzidas pelo deputado estadual Wilson Batista (PSD), que acabou acertando a composição com os peemedebistas. Com isso, Bruno terá como aliado, além do PMN, do vereador Isauro Calais, e do PTN, o PSD. 

A possibilidade de o PRB se unir à composição não havia sido descartada no início da noite de ontem. O PRB também era aguardado ontem pelos petistas, que fecharam sua aliança com o PSB, o PCdoB, o PRTB e o PTdoB. Nesse caso, a principal aposta reside no fato de o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), ter recomendado aliança do seu partido com o PT, com acontece em nível federal. Fechando a lista de concorrentes ao Executivo, o PCB, com Laerte Braga, vai de chapa pura. Já Victória Mello sai amparada pela coligação entre PSTU e PSOL.
por Ricardo Miranda - da Tribuna de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho