Pular para o conteúdo principal

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS DEFINEM CANDIDATOS PARA A DISPUTA EM JUIZ DE FORA

Bruno Siqueira (PMDB), Custódio Mattos (PSDB), Laerte Braga (PCB), Margarida Salomão (PT) e Victória Mello (PSTU) vão disputar a Prefeitura de Juiz de Fora nas eleições de 2012. Os cinco concorrentes tiveram seus nomes referendados pelas convenções partidárias iniciadas no dia 10 de junho e encerradas à meia noite de sábado, 30. Vinte e sete partidos participarão da disputa por uma das 19 cadeiras da Câmara Municipal. Os registros das candidaturas devem ser feitos pelas legendas ou coligações até o dia 5 de julho. Os pedidos impugnações devem ser protocolados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos, coligações ou pelo Ministério Público. 

A campanha está permitida a partir do dia 6 de julho, e o primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Dos partidos com postulantes ao Executivo, apenas PSDB e PT deixaram suas coligações para o último dia. Como estavam certos a candidatura à reeleição do prefeito Custódio Mattos (PSDB) e o retorno da professora Margarida Salomão (PT) ao páreo, as duas legendas adiaram suas definições até a data limite, para arrematarem melhor as alianças. No caso dos tucanos, a estratégia deu certo. Com quatro aliados com conversações também com o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB), o PSDB fez valer a força do Governo de Minas. Bastou a entrada de articuladores do Palácio Tiradentes nas conversas com o PR, do ex-deputado Edmar Moreira, e o PPS, do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, para colocar fim em qualquer tipo de aproximação com o peemedebista.

Já as articulações do tucanato local obtiveram êxito na árdua tarefa de apaziguar os ânimos mais exaltados do PSC, do atual líder governista Noraldino Júnior, e do PTB. Com isso, Custódio conseguiu, mais uma vez, aglutinar em torno de sua candidatura o maior número de partidos, 12 ao todo. Ainda assim, os tucanos contabilizaram perdas indesejadas. A primeira delas envolve o PV, que optou por caminhar de forma independente. O partido, que tem à sua frente o ex-subsecretário de Articulação, Edson Fonseca, foi talvez aquele que mais negociou durante o período de convenções, ainda assim não conseguiu emplacar uma composição convincente. Outra legenda aguardada no ninho tucano era o PRB, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bonifácio. A legenda, no entanto, vai tomar outros rumos.

Na reta final, a surpresa ficou por conta da PSD, o partido criado em 2010 pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite da última quinta-feira, reconheceu o direito da legenda ao tempo de TV proporcional ao número atual de deputados. Como tem a quarta maior bancada da Câmara Federal, com 52 deputados, a sigla virou alvo de cobiça de PSDB, PMDB e PT. As conversas foram conduzidas pelo deputado estadual Wilson Batista (PSD), que acabou acertando a composição com os peemedebistas. Com isso, Bruno terá como aliado, além do PMN, do vereador Isauro Calais, e do PTN, o PSD. 

A possibilidade de o PRB se unir à composição não havia sido descartada no início da noite de ontem. O PRB também era aguardado ontem pelos petistas, que fecharam sua aliança com o PSB, o PCdoB, o PRTB e o PTdoB. Nesse caso, a principal aposta reside no fato de o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), ter recomendado aliança do seu partido com o PT, com acontece em nível federal. Fechando a lista de concorrentes ao Executivo, o PCB, com Laerte Braga, vai de chapa pura. Já Victória Mello sai amparada pela coligação entre PSTU e PSOL.
por Ricardo Miranda - da Tribuna de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CIMED VAI INVESTIR R$ 90 MILHÕES EM POUSO ALEGRE

O Governo de Minas mostrou, mais uma vez, que é parceiro de quem investe no estado. Prova disso é o anúncio que ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (11/8), em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A farmacêutica Cimed vai investir mais R$ 90 milhões na ampliação de suas duas plantas na cidade. Com a participação do governador Romeu Zema na solenidade, a companhia informou que irá aumentar em mais de 30% a capacidade produtiva, gerando ainda mais empregos para a cidade e a região. "Esses investimentos mostram que nós somos um estado que sempre está em busca de bons negócios. Eu costumo dizer que só de o Estado não atrapalhar a atração de investimento, ele já ajuda muito. Então, é por isso que ultrapassamos a marca de um milhão de empregos de carteira assinada gerados desde 2019", destacou Romeu Zema. De acordo com a previsão da farmacêutica, o projeto de expandir as duas unidades industriais da companhia vai garantir ainda mais empregos para a região. O CEO da Cimed, João...