segunda-feira, 8 de abril de 2013

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA CREDENCIAMENTO PARA ONCOPEDIATRIA EM POUSO ALEGRE

O secretário nacional de Atenção à Saúde Helvécio Magalhães deu o sinal verde para que a cidade possa tratar o câncer infantil. A liberação atende ao pedido de uma frente de mobilização formada pelo deputado Odair Cunha, o prefeito Agnaldo Perugini, o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo, o secretário de Saúde Luiz Augusto e o vereador Rafel Huhn
A comitiva formada pelo deputado federal Odair Cunha (PT), o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Augusto e os médicos Carlos Eduardo Kersul e a Emanuella Vacarezza chegaram ansiosos à sala do secretário nacional de Atenção Básica à Saúde, Helvécio Magalhães (PT). Em jogo, o destino de milhares de crianças com câncer de 54 municípios do Sul de Minas. Ao final do encontro, o grupo comemorou mais uma liberação do governo federal para Pouso Alegre e região, que passarão a contar com um centro de oncopediatria, local especializado no tratamento do câncer infantil.

A oncopediatria funcionará no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e, a exemplo do que já ocorre com o centro de oncologia, que passou a funcionar no hospital em meados de 2012, servirá de referência para mais de 1,5 milhão de pessoas de 54 municípios da microrregião de Pouso Alegre. “O câncer é uma das doenças que mais assustam e fragilizam as pessoas. O impacto dela sobre os jovens é ainda mais devastador. Obter do Ministério da Saúde o aval para que possamos oferecer às nossas crianças todos os recursos médicos possíveis é algo que nos deixa muito alegres”, comemora o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo.

O estrago provocado pelo câncer na população de 0 a 18 anos fica evidente nas estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Segundo o órgão, ele é a segunda maior causa de mortes nesta faixa etária. “Até então, os jovens de Pouso Alegre e região que precisavam de tratamento oncológico precisavam recorrer a centros distantes. Oferecer esse tratamento próximo de suas casas, de suas famílias garante mais qualidade de vida em um momento tão difícil”, analisa o vereador Rafael Huhn.

Alta complexidade
Desde o segundo semestre de 2012, esta é a terceira liberação do Ministério da Saúde para implantação de procedimentos de alta complexidade em Pouso Alegre. O primeiro deles, o centro oncológico, foi anunciado em junho pelo ministro da pasta, Alexandre Padilha. Em outubro, foi a vez das cirurgias endovasculares agregarem valor ao mapa de procedimentos complexos. “Agora, com a oncopediatria, prosseguimos na caminhada que nos propusemos de revolucionar a saúde em Pouso Alegre”, assinala o prefeito Agnaldo Perugni.

Ponte política essencial de Pouso Alegre em Brasília, o deputado federal Odair Cunha avalia que a oncopediatria é um serviço de saúde fundamental para a região. “Estamos empenhados junto ao Ministério da Saúde para que mais essa conquista se concretize para Pouso Alegre e região o mais rápido possível”, informa.

Os esforços da Secretaria Municipal de Saúde se concentram hoje em duas frentes. A primeira delas baseia-se no aprimoramento da atenção básica à saúde, com investimentos em infraestrutura, reformulação de processos administrativos e de base de dados, contratação e treinamento de pessoal, aumento da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, inclusão do município em novos programas do governo federal.

A outra frente é justamente os procedimentos de alta complexidade. “Pouso Alegre possui uma excelente estrutura de saúde nos setores público e privado. Com trabalho e estratégia podemos levar um atendimento eficaz, qualificado e cada vez mais humano aos pouso-alegrenses. Nesse caminho, sediar na cidade centros de saúde de alta complexidade como a oncopediatria tende a fazer da cidade uma referência”, esmiúça Dr. Luiz Augusto.

Casal de médicos especializados em oncologia e atuantes em todas as frentes que propõem melhorias para o segmento na cidade, a Dra. Emanuella Vacarezza e o Dr. Carlos Eduardo Kersul participam do passo a passo do credenciamento. “O combate ao câncer infantil é uma trincheira em que todos precisamos lutar. A oncopediatria será um marco para a pediatria da região”, se entusiasma Emanuella, especialista na patologia. Para o médico Carlos Eduardo, diretor do departamento de oncologia do HCSL, o atendimento oncológico infantil reforça a estrutura de tratamento no município. “Estamos construindo um centro de referência que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, considera.

Nenhum comentário: