Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA CREDENCIAMENTO PARA ONCOPEDIATRIA EM POUSO ALEGRE

O secretário nacional de Atenção à Saúde Helvécio Magalhães deu o sinal verde para que a cidade possa tratar o câncer infantil. A liberação atende ao pedido de uma frente de mobilização formada pelo deputado Odair Cunha, o prefeito Agnaldo Perugini, o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo, o secretário de Saúde Luiz Augusto e o vereador Rafel Huhn
A comitiva formada pelo deputado federal Odair Cunha (PT), o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Augusto e os médicos Carlos Eduardo Kersul e a Emanuella Vacarezza chegaram ansiosos à sala do secretário nacional de Atenção Básica à Saúde, Helvécio Magalhães (PT). Em jogo, o destino de milhares de crianças com câncer de 54 municípios do Sul de Minas. Ao final do encontro, o grupo comemorou mais uma liberação do governo federal para Pouso Alegre e região, que passarão a contar com um centro de oncopediatria, local especializado no tratamento do câncer infantil.

A oncopediatria funcionará no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e, a exemplo do que já ocorre com o centro de oncologia, que passou a funcionar no hospital em meados de 2012, servirá de referência para mais de 1,5 milhão de pessoas de 54 municípios da microrregião de Pouso Alegre. “O câncer é uma das doenças que mais assustam e fragilizam as pessoas. O impacto dela sobre os jovens é ainda mais devastador. Obter do Ministério da Saúde o aval para que possamos oferecer às nossas crianças todos os recursos médicos possíveis é algo que nos deixa muito alegres”, comemora o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo.

O estrago provocado pelo câncer na população de 0 a 18 anos fica evidente nas estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Segundo o órgão, ele é a segunda maior causa de mortes nesta faixa etária. “Até então, os jovens de Pouso Alegre e região que precisavam de tratamento oncológico precisavam recorrer a centros distantes. Oferecer esse tratamento próximo de suas casas, de suas famílias garante mais qualidade de vida em um momento tão difícil”, analisa o vereador Rafael Huhn.

Alta complexidade
Desde o segundo semestre de 2012, esta é a terceira liberação do Ministério da Saúde para implantação de procedimentos de alta complexidade em Pouso Alegre. O primeiro deles, o centro oncológico, foi anunciado em junho pelo ministro da pasta, Alexandre Padilha. Em outubro, foi a vez das cirurgias endovasculares agregarem valor ao mapa de procedimentos complexos. “Agora, com a oncopediatria, prosseguimos na caminhada que nos propusemos de revolucionar a saúde em Pouso Alegre”, assinala o prefeito Agnaldo Perugni.

Ponte política essencial de Pouso Alegre em Brasília, o deputado federal Odair Cunha avalia que a oncopediatria é um serviço de saúde fundamental para a região. “Estamos empenhados junto ao Ministério da Saúde para que mais essa conquista se concretize para Pouso Alegre e região o mais rápido possível”, informa.

Os esforços da Secretaria Municipal de Saúde se concentram hoje em duas frentes. A primeira delas baseia-se no aprimoramento da atenção básica à saúde, com investimentos em infraestrutura, reformulação de processos administrativos e de base de dados, contratação e treinamento de pessoal, aumento da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, inclusão do município em novos programas do governo federal.

A outra frente é justamente os procedimentos de alta complexidade. “Pouso Alegre possui uma excelente estrutura de saúde nos setores público e privado. Com trabalho e estratégia podemos levar um atendimento eficaz, qualificado e cada vez mais humano aos pouso-alegrenses. Nesse caminho, sediar na cidade centros de saúde de alta complexidade como a oncopediatria tende a fazer da cidade uma referência”, esmiúça Dr. Luiz Augusto.

Casal de médicos especializados em oncologia e atuantes em todas as frentes que propõem melhorias para o segmento na cidade, a Dra. Emanuella Vacarezza e o Dr. Carlos Eduardo Kersul participam do passo a passo do credenciamento. “O combate ao câncer infantil é uma trincheira em que todos precisamos lutar. A oncopediatria será um marco para a pediatria da região”, se entusiasma Emanuella, especialista na patologia. Para o médico Carlos Eduardo, diretor do departamento de oncologia do HCSL, o atendimento oncológico infantil reforça a estrutura de tratamento no município. “Estamos construindo um centro de referência que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, considera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.