quinta-feira, 16 de maio de 2013

TRADIÇÕES DO CARNAVAL DE PRADOS É DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO


Será exibido no próximo dia 25, no Cine Usiminas Belas-Artes, em Belo Horizonte, o documentário Para fazer carnaval mais uma vez, produzido pelo jornalista Léo Rodrigues como parte do seu trabalho de conclusão do curso de comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com entrada franca, a sessão, marcada para 11h, é promovida em parceria com o Diretório Central Estudantil (DCE).

Com o discurso construído a partir da voz dos entrevistados, o diretor conta a história do Bloco da UCA, de Prados, município mineiro da região do Campo das Vertentes. O documentário analisa diversos acontecimentos que têm impacto decisivo na trajetória do bloco. Entre eles, a criação dos blocos infantis.

As repercussões da criação do bloco, que se chocou com os valores e comportamentos padronizados da época e com o conservadorismo da Igreja Católica, também são abordadas. 

Em um cenário em que diversas cidades do interior mineiro se deixaram levar pelas tendências comerciais, Prados ainda aposta na tradição. “Podemos observar hoje que, em diversos lugares, os sons tradicionais do carnaval foram substituídos pelos novos ritmos do axé e funk, que passam a dominar toda a cena. Prados não abre mão do samba, das bandinhas que tocam marchinhas e de outros elementos que dão um sentido próprio à noção de modernização dessa festa”, analisa o diretor.

Abertura do documentário "Pra fazer carnaval mais uma vez"

Sinopse: Nos anos 60, jovens da pequena Prados-MG se mudaram para estudar nas cidades maiores do estado, onde tiveram contato com ideais que pautavam as transformações políticas e sociais da época. Encontrando-se nas férias, eles resolveram fundar a UCA, União Consumidora de Álcool, que logo se converteria num bloco carnavalesco e transformaria as práticas comportamentais de uma cidade até então conservadora e moralista. A iniciativa se consolidou e foi o embrião de um Carnaval popular que já dura ininterruptamente 50 anos.

Desenvolvido como projeto de conclusão do curso de Comunicação Social (Habilitação Rádio e TV) na UFMG.

Direção: Léo Rodrigues
Colorido, 2013. 77 minutos.

Nenhum comentário: