O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e o prefeito Helvécio Luiz Reis (PT) anunciaram a liberação de R$ 3,7 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para o Hemominas de São João del-Rei, nas Vertentes. A destinação da verba, que contou com a intermediação do parlamentar e do chefe do Executivo, é para a construção de uma nova sede para a fundação. O pedido foi feito durante visita àquela cidade, no dia 29 de junho último, do secretário de Atenção Básica à Saúde, Helvécio Magalhães, que, na ocasião, ficou de liberar o recurso.
Segundo contou o deputado, o Hemominas foi comunicado da decisão e já está se cadastrando para receber os R$ 3,7 milhões. “Apesar de se tratar de uma instituição estadual, o Governo Federal demonstra sua preocupação com a saúde da população desta região, aumentando o espaço de atendimento da Fundação, de forma a melhorar o trabalho dos profissionais que ali atuam e o atendimento aos que até lá se dirigem. A nova sede será construída num terreno perto da Amver, na Avenida Leite de Castro, Bairro das Fábricas”, comentou Lopes.
Para o prefeito Helvécio Reis, que fez o pedido através de ofício ao secretário Helvécio Magalhães, “essa decisão do Ministério da Saúde vem a complementar as diversas ações que estão acontecendo em São João e região no sentido de melhorar a Rede de Atendimento. Só temos que agradecer pela iniciativa do Governo Federal e a sensibilidade do secretário Helvécio Magalhães de ter nos atendido. Todo o Campo das Vertentes será beneficiado”.
O hemonúcleo
Inaugurado em 10/12/1992, o Hemonúcleo presta assistência hemoterápica e ou hematológica, em nível microrregional, funcionando em sede alugada pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Pilar e cedida para funcionamento do NRSJR. Com 45 servidores, a unidade executa as seguintes atividades: cadastro de candidatos à doação de sangue e medula óssea; triagem e coleta de sangue de doadores; cadastro e acompanhamento de pacientes com coagulopatias; transfusão de sangue; captação/conscientização de doadores de sangue e medula óssea; produção e distribuição de hemocomponentes aos hospitais contratados, exames imuno-hematológicos de doadores de sangue. A Unidade cadastra, em média mensal, 500 candidatos à doação de sangue e 80 candidatos à doação de medula óssea.
Sua área de abrangência alcança 13 cidades: Barroso, Bom Sucesso, Carrancas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Lavras, Minduri, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, São João del-Rei, São Tiago e São Vicente de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário