Pular para o conteúdo principal

GUAXUPÉ BUSCA REGULARIZAÇÃO DO POLO DA MODA



Guaxupé, no Sul de Minas, vem desde o início deste ano buscando regularizar o Polo da Moda, loteamento lançado no ano passado e que apresenta inúmeras irregularidades. Além do licenciamento ambiental que não existe, os contemplados com os lotes ainda estão impossibilitados de construir uma vez que o local não possui água, esgoto e energia elétrica. Um passo já foi dado com a remoção dos cabos de alta tensão que também impedem as construções.

O salão de convenções que estava sendo construído está parado há meses. Tudo isso porque é proibido qualquer edificação sob rede de alta tensão. De acordo com Ademar Maciel, gerente da CEMIG em Guaxupé, a construção vinha de forma irregular: “Não é permitido qualquer edificação próximos a rede elétrica. No Polo da Moda, especificamente, como foi passado de zona rural para urbana, é obrigatório que os cabos estejam na margem do meio fio e as construções respeitem 1,5 metros”, explicou.

Para a remoção dos cabos de alta tensão, a Prefeitura teve que fazer processo licitatório para contratar uma empresa especializada. O que acabou gerando gastos aos cofres públicos: “Quando se tem uma obra planejada, os gastos são previstos. Infelizmente o Polo da Moda não tem a infraestrutura adequada, regular e legal. Isso irá trazer gastos excessivos para a Prefeitura. Somente com essa remoção dos cabos, estão sendo gastos R$ 88.135,90. Se tivesse trabalhado com uma obra planejada, isso não estaria sendo necessário”, disse Abel Celestino, procurador geral do município.

“As pessoas que foram contempladas com os lotes para construírem suas empresas não tem culpa de todo esse transtorno. Se tivesse tudo regular e legal elas já poderiam estar construindo. Mas enquanto a Prefeitura não conseguir a transposição de água, esgoto e o licenciamento ambiental, isso será impossível. Mas de uma coisa elas podem ter certeza, estamos fazendo tudo para que isso possa ser resolvido o mais rápido”, falou o prefeito Jarbinhas.

Inconformado com o mau planejamento do projeto Polo da Moda, Jarbinhas desabafa: “Não consigo entender como um administrador público autoriza a construção do Centro de Convenções naquele local sem ao menos se atentar para a rede elétrica. Isso mostra a falta de planejamento em uma gestão pública. Para que conseguíssemos refazer todo esse trabalho iniciado no ano passado, elaboramos um projeto que posteriormente foi aprovado pela CEMIG, licitamos a empresa para a remoção dos cabos de alta tensão e tudo isso levou 07 meses para que enfim, pudesse ser concretizado. Sem contar o valor gasto de quase R$90 mil. O resultado é esse. Falta de planejamento, prejuízo para os cofres públicos e também a toda população”.

O Polo da Moda, as construções e as empresas em pleno funcionamento, farão com que Guaxupé tenha muitas oportunidades de emprego: “Os empregos começarão a partir da primeira construção. Temos que pensar que teremos empregos para pedreiros, serventes, encanadores, eletricistas, engenheiros, arquitetos. Depois, com as empresas construídas, teremos empregos em diversos setores. Isso é movimentar a economia do município e trabalhar rumo ao desenvolvimento”, lembrou o prefeito. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...