Pular para o conteúdo principal

BOA PARA CACHORRO

Empresária mineira cria roupa pós-cirúrgica para cães e já negocia com escolas de veterinária
Há quatro anos a administradora de empresas Débora Lacerda, 57, resolveu investir no próprio negócio e montou, na cidade de Carmópolis de Minas, no Sul do estado, uma confecção pet. Entusiasmada com o crescimento desse mercado, Débora não demorou a perceber que precisaria oferecer algo inovador para se destacar. “Com o apoio do Sebrae identifiquei uma oportunidade de fornecer roupas pós-cirúrgicas para cães, um nicho promissor e com pouca concorrência no país”, conta.

Pouco mais de um ano depois de tomar a decisão, Débora conseguiu fechar a primeira venda dos produtos assinados pela Petshow para a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela já forneceu 50 unidades e tem expectativa de vender outras 100 peças para a instituição até dezembro deste ano. “Também estou em contato com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (Ufla)”, adianta a empresária.

Depois de criar o modelo, Débora fez os primeiros testes da roupa nos próprios cães de estimação. Criou numerações diferenciadas e há cerca de quatro meses propôs à UFMG uma consignação. Foi uma forma de testar o produto no mercado e adequá-lo às necessidades dos clientes. “A escola de veterinária da UFMG faz cerca de 30 cirurgias mensais. Eles buscavam uma alternativa para evitar que os cães lambessem as cicatrizes, já que o tradicional cone colocado no pescoço dos animais os deixava estressados”, explica Débora.

A roupa pós-cirúrgica da Petshow é uma espécie de camiseta, feita em tecido canelado, com zíper em todo o comprimento. “O material é resistente e pode ser lavado até na máquina”, acrescenta Débora. A empresária utilizou a consultoria tecnológica do Sebrae, o Sebraetec, para desenvolver a planilha de precificação do produto. No ano passado ela também fez o Empretec, curso do Sebrae que utiliza metodologia da ONU. “Foi o que me ajudou a gerenciar melhor meu negócio”, diz.

Com capacidade de produzir até 400 peças por mês, Débora está em contato com clínicas veterinárias de todo o estado. O negócio, que começa a engrenar, é um segmento novo no mercado de roupas pet, que, segundo Débora, está em quarto lugar em vendas de artigos do setor. “Vendi até um lote que tinha para pesquisar a fundo o mercado pet. Sou persistente e tenho certeza que vou alcançar meu objetivo”, acredita a empresária.
por Aline Freitas - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.