Pular para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA DE MINAS DISCUTE PROIBIÇÃO DO USO DE MÁSCARAS EM MANIFESTAÇÕES

A morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, durante protestos no Rio de Janeiro, reascende a discussão sobre a segurança e a legitimidade de atos ocorridos em manifestações organizadas desde junho de 2013. Um dos itens que integram essa discussão é a proibição do uso de máscaras nos protestos, recurso muito utilizado por manifestantes denominados Black Blocks para ocultar a própria identidade.

Proibido pela Constituição Federal, promulgada em 1989, o anonimato se tornou uma muleta para que agentes infiltrados depredem patrimônio público e privado, ou em casos mais extremos agridam outros manifestantes, membros da imprensa e autoridades.

Em Minas Gerais, o deputado estadual Fabio Cherem (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa, em setembro de 2013, um projeto de lei que dispõe sobre a proibição do uso de máscaras e demais acessórios que impossibilitem a identificação do indivíduo. Na justificativa de seu projeto, o deputado argumentou que “o que se tem visto em todo o Brasil é o oportunismo de manifestantes extremistas que se aproveitam da massa popular insatisfeita, presente nas ruas, para empreender atos de violência”.

Atualmente apenas os estados de Pernambuco e Rio de Janeiro possuem uma lei regulamentadora para o uso de máscaras. Em Pernambuco é vedada a presença de pessoas mascaradas nos protestos, mas as autoridades têm-se mostrado flexíveis quando entendem que a intenção não é tapar a face para atentar contra o patrimônio público. Já no Rio de Janeiro, o projeto de lei aprovado em setembro do ano passado, só permite o uso de máscaras em manifestações culturais como o carnaval ou em passeatas como a do orgulho gay.

De acordo com o deputado Fabio Cherem, a proibição de máscaras e outras indumentárias, facilitaria o trabalho dos órgãos públicos na distinção dos agentes infiltrados, sem comprometer o direito do cidadão a livre expressão do pensamento "O meu intuito é que a população de bem, desejosa de participar desses movimentos, possa se manifestar, sem temer ataques por parte de vândalos não identificáveis", declarou. Registrado sob o número 4516, o projeto ainda está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho