Pular para o conteúdo principal

COMPUTADORES JÁ ANALISAM EXPRESSÃO DO SENTIMENTO HUMANO

Já pensou em saber qual é o sentimento de milhares de pessoas sobre um assunto, a um clique de distância de você? Essa é a ideia do Projeto SACI, Sentiment Analysis by Collective Inspection (Análise de Sentimento por Inspeção Coletiva), um algoritmo desenvolvido por professores e alunos do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei.

Ele foi criado para analisar, em tempo real, grandes volumes de textos vindos de mídias sociais da Web (Twitter, Facebook, Google+, etc.), extraindo automaticamente informações subjetivas e, simplificando, definir se eles se referem positiva ou negativamente sobre um assunto, produto, pessoa, instituição.

“Baseando nesse algoritmo, construímos uma ferramenta que é capaz de realizar coletas e análises de sentimentos em tempo real: o SACI-Web, construída no intuito de ser facilmente instanciada em qualquer cenário", conta o professor Leonardo Rocha, chefe do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ e coordenador do projeto. "Recentemente, utilizamos a ferramenta para avaliar a repercussão do desempenho dos times no SuperBowl americano. 
Em tempo real, avaliamos o sentimento dos torcedores dos times envolvidos, identificando um aumento significativo do sentimento negativo com relação ao time que estava perdendo”, exemplifica. Leonardo explica que, apesar de existirem diversas propostas para criar algoritmos como o SACI, nenhum deles havia sido capaz de funcionar em tempo real, uma dificuldade agravada pelo volume de dados bem como pelo tamanho do conteúdo na Web, normalmente textos curtos. Esses problemas foram solucionados com o SACI, que, em análises prévias, conseguiu realizar avaliações de até dez mil posts por segundo.

Atualmente, a ferramenta está instanciada em um dos programas de maior audiência da TV brasileira, o Big Brother Brasil, por meio do endereço http://goo.gl/BiItib. “Para esse cenário avaliamos o sentimento dos textos que são produzidos acerca de cada um dos participantes, tentando inferir o sentimento dos telespectadores”, explica Leonardo. Em um primeiro momento, o algoritmo está coletando informações apenas do Twitter, porém os desenvolvedores estão criando soluções para coleta de outras redes sociais.

Para esse cenário, uma das curiosidades foi a saída da última participante do programa, Amanda. Todos os sites que noticiam informações desse programa de TV, em suas enquetes, apontavam que Vanessa seria eliminada. Porém, o SACI-Web, analisando o que as pessoas postavam sobre cada um dos participantes, identificou uma grande rejeição do público com relação a candidata Amanda, contrariando as enquetes e acertando quem seria eliminado.

“A análise BBB é apenas uma validação de nossa aplicação em um cenário real. Nossa meta é instanciar a ferramenta avaliando diversos outros fatos importantes que ocorrerão em 2014, tais como Copa do Mundo e Eleições Presidenciais. Serão grandes momentos de se avaliar a capacidade de análise da ferramenta, relacionando o quanto o sentimento das redes sociais se reflete ou não na sociedade como um todo”, conta o professor, lembrando que o algoritmo também tem um grande apelo mercadológico, uma vez que pode ser utilizado por grandes empresas para avaliarem o desempenho de seus produtos e marcas na rede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.