sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PIMENTEL INAUGURA SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA NO SUL DE MINAS



O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, inauguraram, nesta sexta-feira, 30, em Varginha, no Sul de Minas, o complexo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) da Macro Sul. A iniciativa é fruto da parceria dos governos federal, estadual e municipais para oferecer atendimento à população nos casos de urgência e emergência.

A solenidade também contou com a presença dos secretários de Estado, Fausto Pereira dos Santos (Saúde), Odair Cunha (Governo) e Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), do prefeito de Varginha, Antônio Silva, prefeitos dos demais municípios beneficiados pelo serviço de urgência em saúde e parlamentares, além dos trabalhadores do Samu Macro Sul.

Com investimentos do Governo do Estado de cerca de R$ 7,8 milhões, o Samu Macro Sul vai beneficiar os 153 municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul), onde vivem cerca de 2,7 milhões de habitantes. O serviço entra em operação às sete horas da manhã deste sábado (31/01) e o custeio mensal será rateado entre a União, o Estado e as prefeituras.

Com o Samu Macro Sul, 475 dos 853 municípios mineiros terão acesso ao serviço, o equivalente a 55,69% de cobertura, atendendo cerca de oito milhões dos 20,7 milhões habitantes do Estado (38,91% de cobertura). O programa já está implantado nas macros Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Nordeste e Sudeste.

Funcionamento
O Samu Macro Sul começa a funcionar a partir das sete horas de amanhã (sábado, 31) e funcionará 24 horas por dia. O complexo regulador do serviço está localizado em Varginha, no prédio da Central Operativa de Regulação, no bairro Boa Vista. O espaço foi cedido pela prefeitura de Varginha. Ao todo, 619 profissionais trabalharão no Samu Macro Sul, sendo 67 médicos, 68 enfermeiros, 202 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e servidores administrativos.

Na solenidade, também foram distribuídas 43 ambulâncias para 34 municípios da região. Entre os veículos, nove são de Unidades Suporte Avançado (USA – UTI móvel). As demais são Unidades de Suporte Básico (USB). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. O resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada quando é necessária intervenção médica imediata. Nesses casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.

As ambulâncias foram entregues aos municípios de Alfenas (2), Aiuruoca (1), Boa Esperança (1), Cambuí (1), Campos Gerais (1), Carmo do Rio Claro (1), Cássia (1), Caxambu (1), Delfinópolis (1), Extrema (1), Guapé (1), Guaxupé (1), Itajubá (2), Lambari (1), Lavras (2), Luminárias (1), Machado (1), Nepomuceno (1), Nova Resende (1), Ouro Fino (1), Paraisópolis (1), Passos (2), Piumhi (2), Poços de Caldas (2), Pouso Alegre (2), Santa Rita de Caldas (1), Santa Rita do Sapucaí (1), São Gonçalo do Sapucaí (1), São Lourenço (2), São Roque de Minas (1), São Sebastião do Paraíso (1), Três Corações (1), Três Pontas (1) e Varginha (2).

Nenhum comentário: