Agricultura de Precisão, Zootecnia de Precisão, Mecânica e Eletrônica, Edificações, Gestão e Tecnologias Ambientais e Paisagismo serão cursos integrados e subsequentes oferecidos.
Reunião no MEC, com o secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; deputado federal Reginaldo Lopes e representantes do Setec e IFSULDEMINAS
No último dia 30, em reunião no Ministério da Educação (MEC), foi formalizada uma parceria histórica: a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) apresentaram um projeto para a criação de um campus avançado, com modelo inovador de integração, para a oferta de Ensino Médio Interinstitucional em nível técnico.
O novo modelo de educação profissional em nível médio vem sendo discutido por equipes das duas instituições e o projeto final teve a apreciação positiva do MEC para a sua concretização.
A parceria tem o objetivo de agrupar as experiências das instituições de modo a impulsionar a inovação, por meio do incentivo ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática no Ensino Médio e Superior.
O objetivo é formar jovens que sejam capazes de estabelecer conexões entre a educação, a sociedade, o mundo do trabalho e as questões globais, colaborando para que o país caminhe para uma economia do conhecimento, que alie desenvolvimento tecnológico e inclusão social.
A reunião de apresentação do projeto teve a presença do secretário-executivo do MEC, professor Luiz Cláudio Costa, do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, além do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e IFSULDEMINAS.
O IFSULDEMINAS tem presença em todo o Sul de Minas, com campi nas seguintes localidades: Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Carmo de Minas, Três Corações, além da Reitoria, em Pouso Alegre.
No projeto apresentado, a proposição de seis cursos integrados e concomitantes (Ensino Médio com formação profissional), com ênfase em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A proposta diferencia-se por adotar uma metodologia de ensino orientada por projetos interdisciplinares, que rompe a dicotomia teoria-prática, centrando-se em uma aprendizagem baseada na resolução de problemas.
Propõe-se, inicialmente, a oferta dos seguintes cursos técnicos:
Integrados: 1) Agricultura de Precisão; 2) Zootecnia de Precisão; 3) Mecânica e Eletrônica; 4) Edificações; 5) Gestão e Tecnologias Ambientais.
Subsequentes: 1) Mecânica e Eletrônica; 2) Edificações; 3) Gestão e Tecnologias Ambientais; 4) Paisagismo.
Concomitantes (Pronatec): 1) Mecânica; 2) Segurança do Trabalho.
Além dos cursos técnicos, a oferta será ampliada com a proposição de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.
Inicialmente, será viabilizada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a oferta dos seguintes cursos: Auxiliar de Farmácia de Manipulação e Operador de Caixa.
Também nessa modalidade, serão ofertados cursos de formação para professores do Ensino Fundamental e Médio, tendo como referência o levantamento de demanda da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.
Os cursos Pronatec terão início ainda em 2015. Os cursos integrados, Ensino Médio Profissionalizante, deverão ter início em 2017. Os cursos subsequentes terão início antes, no segundo período letivo de 2016. Quando todos os cursos estiverem integralizados, existe a previsão de atender a 828 estudantes.
Estrutura
As futuras instalações da Unidade Integrada IFSULDEMINAS/UFLA serão em propriedade da UFLA, na Zona Norte da cidade (antigo Hospital do Coração). Até que a infraestrutura esteja completa, os cursos serão ofertados no câmpus da UFLA, sendo mantidas, posteriormente, estruturas de apoio pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário