Pular para o conteúdo principal

UFLA ESTÁ ENTRE AS MELHORES MUNDO

No Campus da UFLA, à esquerda, Departamento de Química e à direita, o Departamento de Ciência da Computação. Ao fundo a Zona Sul da cidade de Lavras e a Serra da Bocaina

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma instituição do interior do Estado de Minas Gerais, de pequeno porte quando levado em consideração o número de alunos (13 mil), com apenas 21 anos na condição de universidade, está entre o seleto grupo das melhores universidades do mundo. 

A UFLA é uma das 17 universidades brasileiras na lista do Times Higher Education (THE) 2015-2016, o mais destacado no mundo. O ranking foi divulgado na tarde do último dia 30.

Pela primeira vez no ranking, a UFLA deve celebrar a conquista, destacada até mesmo pelo editor do THE World University Rankings, Phil Baty: “The Times Higher Education World University Rankings, now in their 12th year, apply rigorous standards, using tough global benchmarks across all of a global research university’s key missions – teaching, research, knowledge transfer and international outlook. The results are trusted by students and their families, academics, university leaders and governments. For Federal University of Lavras to make 601-800 in the world is an outstanding achievement to be celebrated.” (trecho original do document enviado à universidade).

Em resumo, em sua 12ª edição, o ranking aplica padrões rigorosos, utilizando benchmarks globais em todas as áreas de excelência de uma universidade de pesquisa global: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. Alunos, familiares, acadêmicos, gestores e governo podem confiar nos dados apresentados. Para a UFLA, estar no bloco de 601-800 no mundo é uma conquista notável para ser comemorada.

O ranking THE avaliou instituições do mundo inteiro e listou as 800 melhores. A partir do 200º lugar, as universidades são divididas por faixas entre as posições, não mostrando a real colocação. Segundo o ranking, apesar de ter caído posições, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade do Brasil na posição 251-300. Seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Para o reitor da UFLA, a inserção neste seleto grupo das melhores instituições do mundo é um orgulho que deve ser compartilhado. 

“É certamente um sinal de que o sonho ousado de aparecer para o mundo, em posições de ainda mais destaque, nas próximas décadas, pode ser concretizado. Temos muito orgulho de fazer parte de um time que faz da UFLA uma instituição cada vez melhor e cada vez mais reconhecida. Este é apenas o começo do nosso sonho e uma das maiores conquistas da Instituição”, enfatizou Scolforo.

O The World University Rankings são gerados a partir de cinco pilares, representando as área de excelência do ensino superior: ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. 

Na UFLA, o pilar mais bem conceituado foi o de Ensino, ranqueada na 438ª posição no mundo, seguida da pesquisa, na 532ª posição. Embora tenha um número significativo de publicações, o ponto que ainda deve ser mais trabalhado se refere ao número de citações. Outro desafio da Instituição é ampliar a relação com empresas privadas.

Entre as 17 instituições brasileiras que aparecem no ranking, a UFLA está no bloco juntamente com as universidades federais: de Brasília (UnB), Bahia (UFBA), Minas Gerais (UFMG), Paraná (UFPR), Rio Grande do Sul (UFRS), Santa Catarina (UFSC), São Carlos (UFsCar), Viçosa (UFV), além da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e das Pontifícias Universidades Católicas do Paraná e Rio Grande do Sul.

No ranking mundial, a americana California Institute of Technology lidera entre as melhores em 2015. Ela é seguida pela britânica University of Oxford, Stanford University (EUA), University Of Cambridge (Reino Unido) e Massachusetts Institute of Technology (EUA). Harvard University, que geralmente lidera os rankings internacionais, aparece na 6ª posição.

Entre os BRICs, a China lidera com 37 universidades no ranking deste ano. A UFLA contribui para o Brasil aparecer em segundo, com 17 instituições, enquanto Rússia e Índia têm 13 listadas cada. Na América Latina, o Brasil é o país com maior número de universidades representadas no ranking. Argentina, Colômbia e México têm duas instituições cada e o Chile tem seis.

Para listar as 800 melhores instituições do mundo, o Times Higher Education leva em consideração, entre outros indicadores, o número de artigos publicados, citações, titulação e reputação de professores.


mapa-ufla-THE
Universidades ranqueadas no mundo. Fonte: Times Higher Education Ranking

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...