Em abril de 2012, houve o derramamento de óleo em um dos afluentes do Rio das Mortes, oque prejudicou o abastecimento de água de grande parte da cidade de Barbacena, nas Vertentes. A situação só não foi pior devido à rápida ação da Prefeitura em firmar parcerias que ajudassem a solucionar o problema.
Pensando a médio e longo prazo no que se refere ao abastecimento de água, primeiramente para facilitar a captação no Rio das Mortes, o município já construiu uma barragem, o que foi fundamental para se evitar o racionamento.
“Grande parte da água que nós utilizamos vem do Rio das Mortes, é captada na região do Galego, e bombeada por 6 km até chegar na estação de tratamento. A barragem tem dois objetivos que é elevar o curso de água com a finalidade de favorecer a captação e outro com objetivo de direcionar a água para a captação. E com esse investimento a Prefeitura evitará sérios problemas futuros. É importante ressaltar que tudo construído ambientalmente de forma legal”, destaca o ambientalista Romeu Fernandes, com 32 anos de carreira no serviço público.
Agora, a cidade está promovendo a duplicação da rede de captação de água. “A adutora da nossa cidade tem mais de 40 anos. A população cresce e temos que fazer com que a captação de água venha a atender a toda a população e essa obra é de extrema importância. Com a construção da barragem vai facilitar muito todo o processo, principalmente depois que a duplicação já estiver pronta", afirma Romeu Fernandes.
Duplicação da adutora
Com o objetivo de resolver o problema de abastecimento de água em Barbacena para os próximo anos, a oServiço de Água e Saneamento de Barbacena (SAS), está investimento cerca de R$ 5 milhões, com recurso próprio do SAS, na duplicação de sua adutora.
Depois de concluídas, a captação de água do Rio das Mortes, que hoje é de 160 litros por segundo, passará a ser de 450 litros por segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário