Pular para o conteúdo principal

TITULAR DA VARA TRABALHISTA DE JF TOMA POSSE COMO JUÍZA DO TRIBUNAL DE APELAÇÕES DA ONU


A juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, na Zona da Mata, tomou posse, na manhã da última sexta-feira, 1º, no cargo de juíza do Tribunal de Apelações do United Nations Appeals Tribunal (UNAT), em Nova York, Estados Unidos. 

A cerimônia reservada ocorreu na sala de conferências do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon.

Martha Halfeld, primeira brasileira a ocupar este cargo, foi eleita com a maior votação pela Assembleia Geral da ONU em novembro/2015 para mandato no período 2016-2023, após ter sido selecionada pelo Conselho de Justiça Interno da ONU, em três etapas que envolveram análise de currículo, exame de julgamento e carta de motivação, seguidas de prova escrita e entrevista na cidade de Haia/Holanda.

Também tomaram posse como juízes do UNAT Sabine Knierim (Alemanha), John Murphy (África do Sul) e Dimitrios Raikos (Grécia). 

Eles se juntam aos atuais componentes Rosalyn M. Chapman, presidente do UNAT (Estados Unidos), Deborah Thomas-Felix (Trinidad-Tobago) e Richard Lussick (Samoa). Um juiz do UNDT também foi empossado no cargo.

O United Nations Appeals Tribunal (UNAT) é a última instância do sistema de justiça interno, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de rever recursos contra julgamentos proferidos pelo United Nations Dispute Tribunal (UNDT).

Ele aprecia as reclamações de servidores e ex-servidores relativas a alegações de descumprimento de obrigações contratuais além de recursos contra decisões produzidas pelo Standing Committee acting on behalf of the United Nations Joint Staff Pension Board (UNJSPB) e pelas agências e entidades que aceitaram a jurisdição do UNAT.

O UNAT, sediado na cidade de Nova York, é composto de sete juízes, que normalmente atuam em câmaras de três. 

Seus julgamentos têm efeito vinculante para as partes. As sessões duram duas semanas e ocorrem normalmente três vezes ao ano, nas cidades de Nova York, Genebra ou Nairobi, de acordo com a distribuição geográfica dos casos. 

Os juízes recebem a distribuição dos processos para relatoria cerca de dois meses antes de cada sessão. A primeira sessão realizada em Genebra ocorreu em 2010.

O presidente do TRT-MG, desembargador Júlio Bernardo do Carmo, formalmente autorizado pelo Pleno do Tribunal e pelas Nações Unidas, esteve presente na solenidade, representando o tribunal mineiro e o Poder Judiciário brasileiro.

Na cerimônia também compareceram o marido da empossada, o analista judiciário deste regional, Guilherme Araújo Schmidt, e as filhas gêmeas Marina e Laura, bem como a Helen de Paula Carmo, servidora aposentada deste tribunal e esposa do presidente, além de juízes servidores da Secretaria de Administração de Justiça da Organização das Nações Unidas.

Em seguida à cerimônia de posse, a juíza Martha Halfeld recebeu os convidados presentes para almoço comemorativo, que contou com a presença do representante do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, embaixador Carlos Duarte, antes de comparecer à sessão de formação, que se estendeu pela tarde da sexta-feira e pela manhã do sábado, 2. 
da assessoria - TRT 3ª Região

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.