Pular para o conteúdo principal

CONSU RECEBE PROPOSTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DOS TAE's DA UFSJ


O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e presidente do Conselho Universitário da instituição (Consu), Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira, informou ao Conselho sobre proposta de resolução que disciplinará a flexibilização da jornada de trabalho de 30 horas semanais em setores e unidades da UFSJ.

Para se adequar ao novo horário, os setores deverão funcionar no mínimo 12 horas ininterruptas e ter atendimento ao público, conforme dispõe o Decreto nº 1.590, de 10.08.1995 do Governo Federal.

A proposta faz parte das metas da atual Gestão e já havia sido apresentada durante a campanha para escolha da nova Reitoria. 

Naquela ocasião uma minuta de documento foi criada com a contribuição dos técnicos-administrativos e serviu de base para a proposta apresentada hoje, 8 de agosto ao Consu.

No último dia 15 de junho, no início da nova Gestão, foi realizada uma reunião entre os representantes do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de São João del-Rei (SINDS-UFSJ) e a Reitoria, com o objetivo de operacionalizar a implantação das 30 horas. 

No encontro ficou definida a criação de uma Comissão Paritária, composta por representantes dos técnicos-administrativos e da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, responsável pela análise da versão final do documento, além de propor e acompanhar os passos de implantação da flexibilização da jornada de trabalho.

Caso a proposta seja aprovada pelo Consu, será necessário ainda definir os critérios que irão orientar a avaliação dos pedidos de flexibilização, encaminhados pelos setores e unidades para serem analisados.

Cabe destacar que tais critérios respeitarão a legislação vigente que trata do assunto, observando-se, como já dito, a prestação de serviços de forma continua e ininterrupta, por no mínimo 12 horas; além é claro da qualidade na prestação dos serviços; a real necessidade desses e a qualidade de vida do servidor.

Setores e unidades que trabalham diretamente no atendimento ao público, como as bibliotecas, já foram flexibilizados no Campus Alto Paraopeba e Campus Centro-Oeste Dona Lindu. 

“A flexibilização da jornada de trabalho, conforme prevê a lei, é exceção e não regra, sendo necessário, portanto, que a luta pela ampliação e pela garantia de manutenção do horário reduzido para todos os servidores, passe por mudanças na legislação. Dessa forma a demanda deve ser encaminhada pelas lideranças sindicais da categoria e negociadas junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional” ressalta a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFSJ, a técnica-administrativa Geunice Tinôco Scola.

O reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira afirma que a Reitoria apoia plenamente essa luta, considerando-a legítima, e reitera seu compromisso de estender a flexibilização, respeitando o que rege a lei.

A proposta de resolução será agora avaliada pelo relator do processo; o conselheiro Lincoln Cardoso Brandão, professor do Departamento de Engenharia Mecânica, e posteriormente levada para votação no Consu.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.