Pular para o conteúdo principal

UFLA TERÁ REPRESENTANTES NO ENCONTRO DE ESTUDANTES NEGROS, NEGRAS E COTISTAS DA UNE

Eles fazem parte da equipe de organizadores do Encontro do Orgulho Crespo de Lavras, evento que visa o empoderamento e união dos afrodescendentes de Lavras e região

Isadora Oliveira, Zulu Duarte e Laissa Ferreira participam do 5º Enune, em Salvador, na Bahia

Salvador é uma das mais belas e mais visitadas cidades do Brasil. Cidade de 2,675 milhões de habitantes, é o local com a maior concentração de negros fora da África.

E por esse motivo, a capital baiana, localizada no Nordeste do País abriga novamente um dos mais importantes encontros do movimento estudantil para ”afrontar o racismo e conquistar direitos”. 

Salvador será mais uma vez, palco do Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE (Enune). No último censo, 80% da população de Salvador se declarou afrodescendente. 

Nesses 467 anos de história, a religião, a cultura, a música e a dança da cidade refletem o peso simbólico da luta do povo negro. 

Em sua 5ª edição, o evento organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) terá como tema "Minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar o racismo" será um espaço de articulação e síntese das mais variadas experiências de enfrentamento ao Racismo que vêm mudando a cara do País.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será representada por três estudantes da graduação. Isadora de Oliveira Ramos (Engenharia Química), Laissa Ferreira (Filosofia) e Cleyson Duarte, mais conhecido como Zulu (Educação Física).

Eles fazem parte da equipe de organizadores do Encontro do Orgulho Crespo de Lavras, evento que visa o empoderamento e união dos afrodescendentes de Lavras e região. 

O encontro que já teve sua terceira edição na cidade, se tornou um projeto de extensão cadastrado na Universidade Federal de Lavras e realizado juntamente com outros três estudantes, todos membros da equipe organizado do Orgulho Crespo. 

Para a diretora de mulheres da UNE, Bruna Rocha, ser a cidade mais negra do mundo fora do continente africano indica muita coisa sobre a cultura de Salvador.

"É uma cidade sofrida, porém acolhedora e com um traço de resistência muito forte. O povo tem uma personalidade muito alegre e corajosa, uma diversidade impressionante e muita irreverência”, conta ela, que é uma soteropolitana orgulhosa.

“Nesta edição estamos comemorando 10 anos da realização do ENUNE e a escolha do tema do encontro é ‘A minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar racismos’ porque ainda hoje nossa presença em espaços como a universidade inquieta brancos ricos insatisfeitos com suas perdas de privilégios”, destaca o diretor de Combate ao Racismo da UNE, Rodger Richer.

O local escolhido para concentrar o evento também tem uma história marcante. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) também é muito representativa para os estudantes negros do país. 

A instituição foi uma das primeiras universidades federais do país a adotar o sistema de cotas raciais. Após amplo debate e muita pressão do movimento negro e estudantil, a universidade iniciou a implantação do seu Programa de Ação Afirmativa com o primeiro vestibular, em 2005, que incluiu reserva de vagas para alunos negros, quilombolas e também da escola pública, índios e índio-descendentes.

Os estudantes também foram responsáveis por promover o debate em torno do tema enriquecendo o processo de democratização da universidade e contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema enfim aprovado, tornando-o modelo adotado pelo projeto de lei enviado pelo MEC ao Congresso Nacional.

Os debates acontecerão na parte interna do Centro de Educação Física e Esportes da UFBA, localizado bairro de Ondina, zona sul da cidade. 

O bairro é cortado pela famosa Avenida Oceânica e abriga diversos restaurantes, bares e também o Palácio do Governador. Este último está localizado no Alto de Ondina, elevação que é um dos atrativos locais.

Serviço
O que? 5º Enune
Quando? De 5 a 7 de agosto
Onde? Universidade Federal da Bahia – Centro de Educação Física e Esportes – Rua Dorilândia, 105 – Ondina, Salvador – Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.