Pular para o conteúdo principal

'O COMEÇA DA VIDA' SERÁ EXIBIDO NA UFLA

"Os seres humanos aprendem mais – e mais rápido – da gestação aos três anos do que em todo o resto de suas vidas", destaca Andrew Meltzoff, pesquisador e PhD da Universidade de Washington


Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. 

O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos.

O filme 'O Começo da Vida' convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

O filme que estreou nos cinemas e em exibições públicas gratuitas pelo Videocamp desde o dia 5 de maio, será exibido na Universidade Federal de Lavras no próximo dia 23, a partir das 19h, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG).

Dirigido por Estela Renner, com produção de Maria Farinha Filmes, 'O Começo da Vida' é um filme que percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. 

“Queremos criar um movimento em prol da Primeira Infância (período que vai da gestação aos seis anos), pois a Ciência nos traz evidências de que o pleno desenvolvimento no começo da vida é essencial para a construção de uma sociedade mais justa”, diz Eduardo Queiroz, diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), instituição que junto com a Fundação Bernard Van Leer, o Instituto Alana e a UNICEF encamparam a produção da obra.

O longa metragem retrata a "Primeira Infância" (período que vai da gestação aos seis anos) e que é considerada uma janela de oportunidade que, se bem cuidada, contribui para o pleno desenvolvimento do indivíduo e gera impactos positivos para toda a vida.

A estratégia de distribuição do filme combina distribuição tradicional com campanhas de ação social para mobilizar cidadãos, organizações, empresas, instituições e governos na reflexão e entregar a mensagem amplamente.

O filme, rodado em 8 países (Brasil, EUA, Canadá, Itália, China, Argentina, Índia e Quênia) retrata famílias de diferentes culturas, nacionalidades e realidades socioeconômicas revelando aquilo que nos torna diferentes e o que é essencial para todos. 

Para isso, a diretora visitou estes diversos países para tentar entender e mostrar a distância entre o que a Ciência tem falado sobre o desenvolvimento das crianças e os contextos e situações vividos pelas famílias. Será que teoria e prática estão próximas?

O longa-metragem é dublado e legendado em inglês, português, espanhol, francês, alemão e chinês.

Roteiro e direção
Estela Renner é cineasta, diretora, roteirista e sócia da produtora Maria Farinha Filmes. Dirigiu, produziu e roteirizou filmes e documentários impactantes como “Criança, A Alma do Negócio”, que questiona os efeitos da publicidade dirigida às crianças, “Muito Além do Peso”, sobre a epidemia de obesidade infantil no Brasil e no mundo, e “Tarja Branca”, que fala sobre a importância do espírito lúdico em nossa vida.

"Nossos bebês são lindas sementes e é nosso papel, enquanto sociedade, preparar o solo e tornar a terra fértil para ver brotar e florescer todo o seu potencial", destaca a cineasta e roteirista.

Serviço
Exibição filme 'O Começo da Vida'
Data: 23 de agosto de 2013
Horário: das 19h às 22h (exibição acompanhada de debate)
Local: Anfiteatro Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras
Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/962612600513923/

Evento aberto, mediante inscrição no SIG:
https://sig.ufla.br/modulos/publico/eventos/exibir.php?cod_evento_instituicao=3526.
Haverá emissão de certificado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.