Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA É A 19 MELHOR UNIVERSIDADE DO PAÍS NO RANKING DA FOLHA DE S.PAULO


A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a 19ª melhor universidade do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, 19.

A instituição subiu uma posição em relação ao ranking publicado em 2015. Entre as universidades mineiras a UFJF ocupa a terceira colocação. Confira quadro abaixo.

O RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em cinco indicadores: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. 

Os dados são coletados por meio de bases de informações como Inep-MEC, Web of Science (Thomsom Reuters), SciELO, Inpi, CNPq, Capes, FAPs, além de duas pesquisas Datafolha feitas anualmente.

4ª melhor em Internacionalização
A melhor colocação da instituição ficou com o indicador Internacionalização, o que deixa a UFJF em quarto lugar no ranking nacional. Desde a primeira edição da pesquisa que avaliou esse quesito, em 2013, a UFJF subiu 60 posições em internacionalização.

O maior salto, no entanto, ficou com o índice de ensino. A UFJF passou da 31ª colocação para a 25ª na comparação com o último ano. 

Já em pesquisa se manteve na 15ª posição e em mercado subiu para 34ª. A única queda foi em inovação: a instituição passou a ser a 28ª colocada – anteriormente ocupava a posição de número 23. 

O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, atribui o crescimento do ensino à contratação de docentes qualificados. 

“Tivemos um aumento significativo do quadro docente e quase todos que ingressaram nos últimos anos têm doutorado, possuem dedicação exclusiva e uma titulação elevada, isso conta muito para o ranking da Folha.”

Ainda segundo o pró-reitor adjunto, no ano passado a UFJF contabilizou um total de 1.521 docentes, destes, 1.046 têm doutorado; e 358, mestrado. Além disso, ele destaca que 1.261 profissionais têm dedicação exclusiva. 

Cursos de destaque
Entre os cursos da UFJF melhor avaliados as graduações em Farmácia e Serviço Social foram destaque, ambas ocupando a 13ª colocação. 

Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio do Amaral Corrêa, a avaliação é resultado do trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e da boa estrutura oferecida aos alunos nos projetos de extensão. 

Em relação aos cursos, o Ranking Universitário Folha avaliou os 40 graduações de maior demanda no país, de acordo com o Censo do Ensino Superior de 2014. 

Nessas listagens, são consideradas todas as instituições de ensino superior (universidade, centro universitário ou faculdade) que oferecem os cursos.

Além de Serviço Social e Farmácia, também tiveram boas colocações na UFJF os cursos de História (16º), Matemática (17º), Letras (20º) e Ciências Sociais (20º). A avaliação é baseada em dois indicadores: qualidade de ensino e mercado de trabalho.

Investimento nas pessoas
A vice-reitora Girlene Silva destaca o investimento na qualidade dos docentes e o esforço coletivo para que a universidade possa possibilitar melhor condições de trabalho para os funcionários da instituição. 

“A UFJF precisa continuar o investimento estrutural, pensando em melhorar as condições do trabalho dos docentes, mas também não podemos esquecer do investimento nas pessoas, ter mestrado e doutorado não encerra a formação do docente. Nós precisamos pensar as possibilidades para que nossos professores possam publicar, participar de grupos, fazer intercâmbio com os seus alunos, esse é um esforço é coletivo”.


tabela-ranking-folha-ufjf02 (1)
O RUF
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. 

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil.
da assessoria UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...