quinta-feira, 22 de setembro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA É A 19 MELHOR UNIVERSIDADE DO PAÍS NO RANKING DA FOLHA DE S.PAULO


A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a 19ª melhor universidade do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, 19.

A instituição subiu uma posição em relação ao ranking publicado em 2015. Entre as universidades mineiras a UFJF ocupa a terceira colocação. Confira quadro abaixo.

O RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em cinco indicadores: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. 

Os dados são coletados por meio de bases de informações como Inep-MEC, Web of Science (Thomsom Reuters), SciELO, Inpi, CNPq, Capes, FAPs, além de duas pesquisas Datafolha feitas anualmente.

4ª melhor em Internacionalização
A melhor colocação da instituição ficou com o indicador Internacionalização, o que deixa a UFJF em quarto lugar no ranking nacional. Desde a primeira edição da pesquisa que avaliou esse quesito, em 2013, a UFJF subiu 60 posições em internacionalização.

O maior salto, no entanto, ficou com o índice de ensino. A UFJF passou da 31ª colocação para a 25ª na comparação com o último ano. 

Já em pesquisa se manteve na 15ª posição e em mercado subiu para 34ª. A única queda foi em inovação: a instituição passou a ser a 28ª colocada – anteriormente ocupava a posição de número 23. 

O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, atribui o crescimento do ensino à contratação de docentes qualificados. 

“Tivemos um aumento significativo do quadro docente e quase todos que ingressaram nos últimos anos têm doutorado, possuem dedicação exclusiva e uma titulação elevada, isso conta muito para o ranking da Folha.”

Ainda segundo o pró-reitor adjunto, no ano passado a UFJF contabilizou um total de 1.521 docentes, destes, 1.046 têm doutorado; e 358, mestrado. Além disso, ele destaca que 1.261 profissionais têm dedicação exclusiva. 

Cursos de destaque
Entre os cursos da UFJF melhor avaliados as graduações em Farmácia e Serviço Social foram destaque, ambas ocupando a 13ª colocação. 

Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio do Amaral Corrêa, a avaliação é resultado do trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e da boa estrutura oferecida aos alunos nos projetos de extensão. 

Em relação aos cursos, o Ranking Universitário Folha avaliou os 40 graduações de maior demanda no país, de acordo com o Censo do Ensino Superior de 2014. 

Nessas listagens, são consideradas todas as instituições de ensino superior (universidade, centro universitário ou faculdade) que oferecem os cursos.

Além de Serviço Social e Farmácia, também tiveram boas colocações na UFJF os cursos de História (16º), Matemática (17º), Letras (20º) e Ciências Sociais (20º). A avaliação é baseada em dois indicadores: qualidade de ensino e mercado de trabalho.

Investimento nas pessoas
A vice-reitora Girlene Silva destaca o investimento na qualidade dos docentes e o esforço coletivo para que a universidade possa possibilitar melhor condições de trabalho para os funcionários da instituição. 

“A UFJF precisa continuar o investimento estrutural, pensando em melhorar as condições do trabalho dos docentes, mas também não podemos esquecer do investimento nas pessoas, ter mestrado e doutorado não encerra a formação do docente. Nós precisamos pensar as possibilidades para que nossos professores possam publicar, participar de grupos, fazer intercâmbio com os seus alunos, esse é um esforço é coletivo”.


tabela-ranking-folha-ufjf02 (1)
O RUF
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. 

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil.
da assessoria UFJF

Nenhum comentário: