Pular para o conteúdo principal

PATRIMÔNIO HISTÓRICO: UNESCO PARTICIPA DE CONSELHO CURADOR DO MUSEU DE CONGONHAS


O Museu de Congonhas em Minas Gerais teve seu primeiro conselho curador empossado no último sábado, 17, data em que é comemorado o aniversário da cidade homônima. O organismo é composto por representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e de instituições governamentais.

Instituído pela Lei 3.554 de 6 de outubro de 2015, o conselho ficará responsável por zelar pelo museu, seu patrimônio e objetivos. Além dos funcionários da agência da ONU, equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), da Igreja, da Prefeitura e do Ministério Público também fazem parte do organismo. São oito integrantes efetivos e, para cada um desses, há dois suplentes.

“A missão dos conselheiros será checar as missões da instituição e ditar diretrizes para a gestão do museu”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (FUMCULT), Sérgio Rodrigo Reis, durante solenidade de posse dos membros do conselho.

O dirigente lembrou que o centro cultural começou a funcionar há um ano. Ao longo de 2016, parcerias e iniciativas buscaram aproximar o museu da população. 

“E neste primeiro ano de portas abertas, comemorado no dia 15 de dezembro, chegamos à marca de 80 mil visitantes, ou seja, estiveram aqui mais visitantes do que a população de Congonhas”, disse Reis.


Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Conheça mais sobre o  que completou 1 ano de existência no último dia 15 de dezembro. http://bit.ly/2ia3l13 
Dos dias 14 a 16 de dezembro, foi realizado em Congonhas o 1° Simpósio Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra, iniciativa considerada por Reis como o primeiro passo para a criação do Centro de Estudo da Pedra.

O escultor e diretor de Patrimônio Histórico de Congonhas, Luciomar Sebastião de Jesus, lembra que o centro era a ideia original que levou à criação do museu. 

“A partir do que vi no simpósio, uma rede sendo institucionalizada, o museu poderá partir para cumprir a sua missão, que é a de preservar a fé e o fazer artístico. Não dá para desassociar o patrimônio material do imaterial. Acredito que o conselho vá discutir os dois aspectos: turismo e religião”, comentou.

Já a coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Patrícia Reis, afirmou que o Museu de Congonhas foi fundamental para dar início às discussões necessárias para a criação do Centro de Estudo da Pedra.

Durante o ano de 2017, uma programação será elaborada pela Fumcult e a Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para comemorar os 260 anos da origem de devoção ao Bom Jesus. A primeira atração será o show “Paixão e Fé”, de Titane e Túlio Mourão, no dia 18 de janeiro, na Romaria. O padre Benedito Pinto da Rocha diz que a Igreja vê o Museu com bons olhos.

“Ele é muito gratificante para nós. A princípio, seria um prejuízo por ocupar parte do terreno do Santuário. Mas as instituições fizeram um espaço totalmente dedicado ao Bom Jesus é maravilhoso. Tenho certeza de que Antônio Francisco Lisboa intercedeu a Deus pela criação deste Museu”, comentou.

Conheça a lista completa dos membros do conselho aqui.
da assessoria UNESCO - ONU Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...