Pular para o conteúdo principal

PATRIMÔNIO HISTÓRICO: UNESCO PARTICIPA DE CONSELHO CURADOR DO MUSEU DE CONGONHAS


O Museu de Congonhas em Minas Gerais teve seu primeiro conselho curador empossado no último sábado, 17, data em que é comemorado o aniversário da cidade homônima. O organismo é composto por representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e de instituições governamentais.

Instituído pela Lei 3.554 de 6 de outubro de 2015, o conselho ficará responsável por zelar pelo museu, seu patrimônio e objetivos. Além dos funcionários da agência da ONU, equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), da Igreja, da Prefeitura e do Ministério Público também fazem parte do organismo. São oito integrantes efetivos e, para cada um desses, há dois suplentes.

“A missão dos conselheiros será checar as missões da instituição e ditar diretrizes para a gestão do museu”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (FUMCULT), Sérgio Rodrigo Reis, durante solenidade de posse dos membros do conselho.

O dirigente lembrou que o centro cultural começou a funcionar há um ano. Ao longo de 2016, parcerias e iniciativas buscaram aproximar o museu da população. 

“E neste primeiro ano de portas abertas, comemorado no dia 15 de dezembro, chegamos à marca de 80 mil visitantes, ou seja, estiveram aqui mais visitantes do que a população de Congonhas”, disse Reis.


Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Conheça mais sobre o  que completou 1 ano de existência no último dia 15 de dezembro. http://bit.ly/2ia3l13 
Dos dias 14 a 16 de dezembro, foi realizado em Congonhas o 1° Simpósio Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra, iniciativa considerada por Reis como o primeiro passo para a criação do Centro de Estudo da Pedra.

O escultor e diretor de Patrimônio Histórico de Congonhas, Luciomar Sebastião de Jesus, lembra que o centro era a ideia original que levou à criação do museu. 

“A partir do que vi no simpósio, uma rede sendo institucionalizada, o museu poderá partir para cumprir a sua missão, que é a de preservar a fé e o fazer artístico. Não dá para desassociar o patrimônio material do imaterial. Acredito que o conselho vá discutir os dois aspectos: turismo e religião”, comentou.

Já a coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Patrícia Reis, afirmou que o Museu de Congonhas foi fundamental para dar início às discussões necessárias para a criação do Centro de Estudo da Pedra.

Durante o ano de 2017, uma programação será elaborada pela Fumcult e a Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para comemorar os 260 anos da origem de devoção ao Bom Jesus. A primeira atração será o show “Paixão e Fé”, de Titane e Túlio Mourão, no dia 18 de janeiro, na Romaria. O padre Benedito Pinto da Rocha diz que a Igreja vê o Museu com bons olhos.

“Ele é muito gratificante para nós. A princípio, seria um prejuízo por ocupar parte do terreno do Santuário. Mas as instituições fizeram um espaço totalmente dedicado ao Bom Jesus é maravilhoso. Tenho certeza de que Antônio Francisco Lisboa intercedeu a Deus pela criação deste Museu”, comentou.

Conheça a lista completa dos membros do conselho aqui.
da assessoria UNESCO - ONU Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.