Pular para o conteúdo principal

CAFEICULTORES DE ANDRADAS VALORIZAM MÃO DE OBRA FAMILIAR E INCENTIVAM SUCESSÃO NO CAMPO


Preparar os jovens rurais para suceder os pais na lida com a terra e trabalhar em família fazem parte das prioridades dos cafeicultores de café arábica da Serra dos Lima, no município de Andradas, no Sul de Minas Gerais. 

Produtores de cafés, atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), pais e filhos do lugar debatem o assunto nas reuniões da Associação de Moradores do Bairro Serra dos Lima.


No período da safra cafeeira, que vai de junho a setembro, a entidade beneficia em média 600 toneladas de café. 

“Produzir café em família é muito bom, porque todos se ajudam. E isso acontece tanto na colheita, quanto na secagem do produto no terreiro, quando a esposa, o filho, a filha e o genro ajudam”, argumenta o cafeicultor Pedro Crochiquio.

Membro da Associação da Serra dos Lima, Pedro é um dos que defendem a ideia de preparar os filhos para que um dia assumam a responsabilidade de garantir a atividade cafeeira que, hoje sob a liderança dos pais, sustenta a propriedade.

A filha de Pedro, a jovem Michele Crochiquio, apoia o pai. “Hoje em dia a gente nem fala que é um trabalho produzir café com a família. A gente fala que é uma dádiva, porque além de trabalharmos juntos, estamos gerando lucro”, justifica.

Laiane Botelho, outra jovem rural, moradora do lugar, que recebe orientação da Emater-MG, revela também a vontade de dar continuidade, no futuro, à atividade dos pais. Ela se prontifica a aprender com eles a gerir a produção de café. “Nós ajudamos o nosso pai na lavoura, pois mais na frente, quando ele estiver idoso, vai ser bom pra mim e minha irmã”, argumenta.

Projeto
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos cafés produzidos e a motivar mais os jovens de Serra dos Lima, a Emater-MG sugeriu o envio de um projeto para a Fundação Banco do Brasil. O desafio foi aceito e o projeto aprovado. 

Os recursos foram então investidos na montagem de uma sala de prova de café; uma máquina beneficiadora de café ambulante; um trator; uma balança de 150 gramas e uma máquina de café expresso.

A engenheira agrônoma do escritório da Emater-MG de Andradas, Maria Neuza de Amaral, acompanhou e orientou todo o processo. 

“A gente elaborou o projeto e felizmente fomos contemplados. Hoje está em plena atividade. Avalio que, tudo isso tem contribuído para maior engajamento das famílias e maior inserção dos jovens dentro das discussões dos projetos produtivos. Os pais estão apoiando muito o projeto”, garante.

Mas o reconhecimento do resultado e o sucesso do projeto “Sucessão Familiar no bairro Serra dos Lima” não parou na sua implantação. Desenvolvido para valorizar e estimular a permanência dos jovens na atividade cafeeira, o trabalho foi o vencedor do prêmio MelhorAção de 2016.

O prêmio é um concurso interno da Emater-MG que tem por objetivo valorizar o profissional da empresa e as iniciativas de boas práticas e melhorias na rotina da instituição. No total, foram premiados em dezembro, os quatro melhores trabalhos da Emater-MG, no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...