Pular para o conteúdo principal

CAFEICULTORES DE ANDRADAS VALORIZAM MÃO DE OBRA FAMILIAR E INCENTIVAM SUCESSÃO NO CAMPO


Preparar os jovens rurais para suceder os pais na lida com a terra e trabalhar em família fazem parte das prioridades dos cafeicultores de café arábica da Serra dos Lima, no município de Andradas, no Sul de Minas Gerais. 

Produtores de cafés, atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), pais e filhos do lugar debatem o assunto nas reuniões da Associação de Moradores do Bairro Serra dos Lima.


No período da safra cafeeira, que vai de junho a setembro, a entidade beneficia em média 600 toneladas de café. 

“Produzir café em família é muito bom, porque todos se ajudam. E isso acontece tanto na colheita, quanto na secagem do produto no terreiro, quando a esposa, o filho, a filha e o genro ajudam”, argumenta o cafeicultor Pedro Crochiquio.

Membro da Associação da Serra dos Lima, Pedro é um dos que defendem a ideia de preparar os filhos para que um dia assumam a responsabilidade de garantir a atividade cafeeira que, hoje sob a liderança dos pais, sustenta a propriedade.

A filha de Pedro, a jovem Michele Crochiquio, apoia o pai. “Hoje em dia a gente nem fala que é um trabalho produzir café com a família. A gente fala que é uma dádiva, porque além de trabalharmos juntos, estamos gerando lucro”, justifica.

Laiane Botelho, outra jovem rural, moradora do lugar, que recebe orientação da Emater-MG, revela também a vontade de dar continuidade, no futuro, à atividade dos pais. Ela se prontifica a aprender com eles a gerir a produção de café. “Nós ajudamos o nosso pai na lavoura, pois mais na frente, quando ele estiver idoso, vai ser bom pra mim e minha irmã”, argumenta.

Projeto
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos cafés produzidos e a motivar mais os jovens de Serra dos Lima, a Emater-MG sugeriu o envio de um projeto para a Fundação Banco do Brasil. O desafio foi aceito e o projeto aprovado. 

Os recursos foram então investidos na montagem de uma sala de prova de café; uma máquina beneficiadora de café ambulante; um trator; uma balança de 150 gramas e uma máquina de café expresso.

A engenheira agrônoma do escritório da Emater-MG de Andradas, Maria Neuza de Amaral, acompanhou e orientou todo o processo. 

“A gente elaborou o projeto e felizmente fomos contemplados. Hoje está em plena atividade. Avalio que, tudo isso tem contribuído para maior engajamento das famílias e maior inserção dos jovens dentro das discussões dos projetos produtivos. Os pais estão apoiando muito o projeto”, garante.

Mas o reconhecimento do resultado e o sucesso do projeto “Sucessão Familiar no bairro Serra dos Lima” não parou na sua implantação. Desenvolvido para valorizar e estimular a permanência dos jovens na atividade cafeeira, o trabalho foi o vencedor do prêmio MelhorAção de 2016.

O prêmio é um concurso interno da Emater-MG que tem por objetivo valorizar o profissional da empresa e as iniciativas de boas práticas e melhorias na rotina da instituição. No total, foram premiados em dezembro, os quatro melhores trabalhos da Emater-MG, no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho