Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIA EM PROL DA HUMANIDADE


Seguindo a tradição, a edição do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia deste ano irá contemplar Instituição/Empresa e Empresa Jovem com atuação em CT&I. Em 2016, por ser ano par, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), premiou pesquisadores mineiros que se distinguiram na condução de estudos e pesquisas básicas que tenham potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade.

Elizabeth Pacheco Batista Fontes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o trabalho Novos mecanismos de imunidade antiviral e respostas adaptativas a estresses fisiológicos em plantas foi contemplada, em 2016, na categoria Pesquisador. 

Matheus Puggina de Freitas, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi premiado com o trabalho Estrutura molecular e sua relação com propriedades químicas, físicas e biológicas, na categoria Jovem Pesquisador.

Para Elizabeth Pacheco, ser agraciada com o prêmio de pesquisadora mineira é duplamente relevante. “Em primeiro lugar, por ser conferido pela FAPEMIG, que tem investido na pesquisa no Estado e que contribuiu efetivamente para o estabelecimento das minhas linhas de estudo na UFV. 

Em segundo lugar, mas de igual importância, a denominação do prêmio, homenageando o professor Mares Guia, dá um sentido real de grandiosidade à premiação, por se referir a um dos maiores cientistas mineiros de todos os tempos”, comenta.

A pesquisa de Elizabeth aborda dois problemas básicos da agricultura brasileira: infecção de tomateiros por begomovírus e crescimento de plantas sob condições de seca. Para contornar estes problemas da agricultura, o estudo desenvolveu um tipo específico de mecanismo utilizado pelas plantas para resistir à infecção por begomovírus. 

“O que fizemos foi identificar e descobrir uma via de sinalização de defesa de células vegetais contra esse vírus, modificar essa via de sinalização in vitro, aumentar essa eficiência contra o begonovirus e voltar com ela ao genoma de tomateiros” esclarece. Isso faz com que o genoma de tomateiros se torne tolerante ao begonovírus e, como consequência, pode haver plantações de tomateiros sem essa doença e, além disso, orgânicos, uma vez que não será mais preciso utilizar agrotóxico.

Em outra linha de estudo independente, a pesquisadora descobriu uma nova via de sinalização de morte celular, que permite a adaptação de células vegetais a múltiplos estresses. 

Foi possível chegar a conclusões tendo por base as interações moleculares entre as células vegetais com o objetivo de desenvolver estratégias para obtenção de cultivares de soja superiores e mais resistentes a condições de seca.

Já para Matheus Puggina, o prêmio foi um “divisor de águas” fundamental para ampliar a visibilidade dos estudos e gerar inúmeros contatos profissionais e parcerias. 

“Essas parcerias são fundamentais para continuar com as pesquisas em outras frentes”, pontua. Os estudos conduzidos por Matheus versam sobre duas linhas de atuação: análise conformacional de pequenas moléculas eQuantitative Structure-Activity Relationships (QSAR), uma sub-linha da área de Química Medicinal.

Na primeira é avaliado como a molécula altera a sua forma em função do tempo e da rotação de ligações simples, sendo importante para prever a geometria de moléculas análogas. A outra trata da forma como a propriedade molecular varia em função de mudanças na estrutura química como um todo. 

Essa é uma maneira de desenhar racionalmente novos fármacos e agroquímicos, sem a necessidade de experimentar, por tentativa e erro, possíveis candidatos a compostos de interesse. 

“Desenhar racionalmente significa pensar, simular e prever o resultado antes do teste físico. Isso agiliza o tempo de análise e aumenta as chances de sucesso para propor um novo fármaco ou agroquímico”, complementa Matheus.

Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia 2017
Importante destacar que as pesquisas premiadas não são necessariamente apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. As inscrições para a edição do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia já estão abertas e podem ser acessadas aqui.

por Tatiana Nepomuceno - da assessoria FAPEMIG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho