Pular para o conteúdo principal

"PRINCÍPIOS DE DIREITO INTERNACIONAL" É RELAÇÃO SOB COORDENAÇÃO DE LAFAYETTE ANDRADA

Solenidade teve a presença do secretário de Cultura e marcou o centenário de morte do seu autor, Conselheiro Lafayette
 
Na noite do último dia 8, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, por meio do Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil, coordenado pelo vice-presidente da Casa, deputado Lafayette Andrada, a nova edição do livro "Princípios de Direito Internacional", de autoria do jurista Lafayette Rodrigues Pereira (conhecido como Conselheiro Lafayette).
 
O evento aconteceu no Salão Nobre, e contou com a presença de diversos parlamentares e autoridades, entre elas o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

O livro, produzido entre os séculos XIX e XX, é considerado um dos precursores no campo de direito internacional. Diante disso, o deputado Lafayette de Andrada, destacou que autor mineiro foi um dos maiores juristas e políticos do País.

"O ano de 2017 marca o centenário da sua morte e, por termos muito poucas edições dos 'Princípios de Direito Internacional' disponíveis, nossa intenção é popularizar esta importante obra”, disse Lafayette de Andrada. O parlamentar fez, também, uma explanação sobre a trajetória de Conselheiro Lafayette.

O secretário Angelo Oswaldo, que representou o governado do estado, reconheceu a importância da iniciativa editorial, que, segundo ele, contempla obras fundamentais da cultura mineira. “Sem dúvida, o relançamento dos 'Princípios de Direitos Internacional' será de grande interesse dos cidadãos mineiros, em especial aos estudantes e profissionais de direito”, salientou.

O conselheiro – Lafayette Rodrigues Pereira, o Conselheiro Lafayette, foi advogado, jornalista, diplomata e político. Ao longo da sua carreira, destacou-se como promotor, presidente das províncias do Ceará (1864-1865) e do Maranhão (1865-1866) e foi primeiro-ministro do Brasil (1883-1884).

O Conselheiro Lafayette também fundou o jornal Atualidade e foi redator dos jornais Le Brésil, A Opinião Liberal, Diário do Povo e A República.

Iniciativa – O Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil tem o propósito de valorizar as riquezas da cultura e da história do Estado, por meio da construção de um acervo literário que possa ser acessado por todos.

O programa começou em 2015 e já lançou novas edições das obras "História da Revolução Liberal de 1842", de autoria do Cônego Marinho; e "Autos de Devassa", que reproduzem um manuscrito original do século XVIII com as fases do processo judicial movido pela Coroa Portuguesa contra Tiradentes e os demais participantes da Inconfidência Mineira.
 
por Luana Assis - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.