Pular para o conteúdo principal

UFSJ 30 ANOS: EMIR SADER DISCUTE UNIVERSIDADE PÚBLICA E CORTES ECONÔMICOS

Tempo de celebração e preparação para o futuro, a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) finaliza as comemorações de seus 30 anos com a conferência “A universidade pública diante das perspectivas econômicas”, ministrada pelo sociólogo e cientista político Emir Sader (UERJ), no próximo dia 17, às 19h30, no Teatro do Campus Dom Bosco em São João del-Rei.

Durante a palestra, o professor vai discutir as possibilidades que as universidades públicas têm diante dos cortes orçamentários e como as instituições devem se preparar para o futuro, de forma a continuar garantindo acesso gratuito a um ensino superior de qualidade.
 
A esfera educacional tem sofrido particularmente neste sentido. Em 2017, as diminuições de orçamentos nas universidades públicas, em março, atingiram R$ 3,6 bilhões de despesas do Ministério da Educação (MEC) e mais de R$ 700 milhões em emendas parlamentares para a área da educação.
 
“A redução do Estado às suas dimensões mínimas promove a centralidade do mercado, o que afeta frontalmente os direitos e promove todo tipo de mercantilização”, argumenta Sader.

Emir Sader é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia e doutor em Ciência Política pela mesma instituição. Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Estado e Governo. É Presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa MOST (Gestão de Transformações Sociais) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No dia da conferência, será iniciada a intervenção “A urna da minha aldeia”, em que o público poderá redigir mensagens contendo as expectativas para os próximos 30 anos da Universidade.
 
A coleta desses recados encerra na Semana de Extensão da UFSJ, no dia 6 de outubro, quando a urna será transformada em cápsula do tempo, a ser reaberta em 2047, nos 60 anos da instituição.

A conversa com Emir Sader encerra o ciclo de discussões iniciado em maio. Promovidas pela Reitoria, as conferências percorreram as quatro cidades que abrigam a UFSJ, promovendo o debate em torno dos papéis e dos desafios na consolidação de uma universidade pública.
 
As palestras colocaram em cena temas como a flexibilização curricular na graduação (Ricardo Takahashi, UFMG), a aproximação das instituições de ensino com as políticas urbanas (Ermínia Maricato, USP), a construção de políticas de internacionalização (Antônio Chalfun, Ufla) e perspectivas para a formação na área de Saúde (Geraldo Brasileiro, UFMG) . A escolha dos temas e conferencistas foi realizada por uma comissão especial constituída pelos professores Cláudio Alberto dos Santos, Glauco Santos, Valéria Braga, Zandra Coelho, além de integrantes da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho