Pular para o conteúdo principal

QUALIDADE E SEGURANÇA NA PRODUÇÃO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO EM SANTO ANTÔNIO DO MONTE

Certificado pelo Exército Brasileiro, Centro Tecnológico em Santo Antônio do Monte é referência na realização de testes em pirotécnicos

A região de Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste mineiro, é considerada o maior polo de fogos de artifícios do país e o segundo maior produtor mundial, em concentração de empresas, atrás apenas da China. 

O setor tem significativa importância na geração de empregos, uma vez que reúne mais de 2,5 mil postos de trabalho diretos e cerca de 12 mil indiretos. 

Para contribuir com a qualidade dos produtos e a segurança dos profissionais das indústrias de pirotecnia e dos consumidores finais, o município de Santo Antônio do Monte possui um centro tecnológico para avaliar os fogos de artifício, que conta com rigorosos testes antes de serem levados ao público final.

Segundo o gerente interino Rodrigo Souza Tomaz, o Centro Tecnológico em Pirotecnia do Senai é referência para o setor e é o único laboratório na América Latina que realiza a avaliação técnica em fogos de artifício. 

“Recebemos vários produtos da região com objetivo de verificar a qualidade dos produtos antes da fabricação final. Fazemos mais de 70 testes em cada protótipo e seguimos padrões rigorosos para garantir a segurança dos fogos de artifício”, explica.

De acordo com o engenheiro químico do Sindicato das Indústrias de Explosivos de Minas Gerais (Sindiemg), José Expedito do Amaral Junior, os produtos avaliados pelo Centro Tecnológico são homologados pelo Exército Brasileiro, o que garante mais qualidade e segurança para indústria, profissionais e consumidores. 

“O Centro é uma conquista para o setor nacional de fogos de artifício. Hoje, já vemos uma cultura da qualidade dos fogos entre as indústrias locais e os clientes consumidores, que, de forma responsável, exigem que os produtos sejam testados pelo Centro e registrados pelo Exército Brasileiro”.

Os testes dos protótipos de fogos de artifício são divididos em três etapas: Inspeção visual, Inspeção metrológica e Funcionamento. A primeira avalia a embalagem, tamanho, composição, condições e outras informações gerais dos produtos. A metrológica é a verificação do protótipo quanto as suas composições (matérias-primas), dimensões e análise química. E a última etapa são os testes de funcionamento, em que é avaliado o produto quanto a sua utilização. 

“Sempre que uma indústria pretende fabricar um novo item, o Exército emite uma autorização e a empresa envia o protótipo para o Centro Tecnológico, onde realizamos todos os testes. Depois de validado e homologado pelo Exército Brasileiro, o protótipo está liberado para fabricação. Desde a criação do Centro, em 2006, já foram avaliados mais de 4.700 produtos”, afirma Tomaz.

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...