Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL FAZ VISITA INAUGURAL EM OBRA PARA CONTENÇÃO DE ENCHENTES EM BETIM

Governador ainda assinou despacho doando terreno para regularização da posse de imóveis das famílias da ex-Colônia Santa Izabel 

O governador Fernando Pimentel (PT) fez na manhã desta segunda-feira, 29, uma visita inaugural à obra de recuperação e ampliação de 1,8 km da calha do Rio Betim e do Riacho das Areias para controlar enchentes e alagamentos em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Na ocasião, o governador ainda assinou despacho doando um terreno à prefeitura daquele município para regularização fundiária dos moradores da ex-Colônia Santa Izabel, permitindo assim a entrega de títulos de propriedade aos moradores do local. 


Durante a solenidade, o governador destacou que a obra era uma antiga reivindicação da população de Betim em função de inundações no período de chuva.   

A intervenção foi executada pelo Governo de Minas Gerais em parceria com o Governo Federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento do Saneamento. Ao todo foram investidos R$ 119,37 milhões. A estimativa é que 480 mil pessoas sejam beneficiadas. 

Foi realizado o rebaixamento do leito do rio, o que proporcionou o aumento da vazão e da velocidade da água. Também foram construídas três pontes e pavimentados 3,7 km de avenidas que margeiam os canais. No encontro do Rio Betim com o Riacho das Areias ainda foi construído um boulevard com estrutura da lazer e espaço para eventos culturais. Fernando Pimentel plantou uma árvore no local. 

Colônia Santa Izabel 
O governador também destacou o empenho do Estado para a regularização dos imóveis das famílias da antiga Colônia Santa Izabel, uma comunidade formada por moradores portadores de hanseníase que foram retirados das suas casas e levados para o terreno alvo da doação. 


De acordo com o despacho assinado por Fernando Pimentel, 2.400 mil famílias que moram na ex-Colônia Santa Izabel, criada em 1931, vão receber as escrituras nessa primeira etapa de doação. A prioridade é para aquelas que foram afetadas pela antiga política de segregação em função da hanseníase.

A atual Casa de Saúde Santa Izabel que funciona no local continuará atendendo. O terreno que está sendo doado pelo Estado, por meio da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), tem cerca de 3,4 milhões de metros quadrados. 

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, endossou a importância das medidas do Estado na cidade. 

“O Estado foi o condutor dessa obra, e nos entrega um boulevard, uma via sanitária, que ficará na história de Betim. A obra retira um risco de inundações que, infelizmente, era um pesadelo para nós. Agradeço também ao governador pelo esforço de regularização da ex-Colônia Santa Izabel, permitindo que a partir desse momento seja regularizada a situação fundiária de 2.400 famílias descendentes de hansenianos que ali moram. Isso vai dar dignidade e segurança e permitir a transferência desses imóveis aos sucessores", disse Medioli. 

Também acompanharam a visita os secretários de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz; o de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; o presidente da Fhemig Tarcísio Dayrell Neiva; os deputados Ivair Nogueira e Geraldo Pimenta, entre outras autoridades e representantes da ex-Colônia Santa Izabel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho