Pular para o conteúdo principal

BETIM TERÁ AERÓDROMO COM PISTA HOMOLOGADA PARA AERONAVES DO PORTE DE UM BOEING 737


Na última quinta-feira, 22, foi feito o lançamento oficial das obras do Aeródromo Inhotim, que promete movimentar Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O anúncio foi feito no auditório da PUC Minas Betim. 

O aeródromo ficará em uma área de cerca de 2,8 milhões de metros quadrados, no bairro Bandeirinhas. Serão investidos, exclusivamente pela iniciativa privada, R$ 160 milhões. 
  
A construção foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e recebeu a licença ambiental do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA). 

O aeródromo receberá voos de aviação executiva, charter e cargas, voos regionais, além de dar suporte as atividades de manutenção e hangaragens de aeronaves. 

O aeródromo servirá de suporte para um volume de 40 mil pousos e decolagem de visitantes do museu do Inhotim, um dos maiores centros de arte contemporânea do mundo. Também há previsão da chegada de escolas de pilotagem. 
  
Infraestrutura e Investimento 
O projeto do Aeródromo Inhotim foi elaborado em colaboração com a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos) e prevê uma pista de pouso de 1.800 metros de comprimento por 45 metros de largura na primeira etapa, com possibilidade de expansão ao longo dos anos para 2.500 m. 

A pista está homologada para receber aeronaves do porte de um Boeing 737. O projeto prevê a construção de 24 hangares da iniciativa privada. 
  
A previsão é de que a construção do empreendimento seja finalizada em julho de 2019. A execução do projeto será realizada em três etapas. A primeira, que terá duração de oito meses, inclui limpeza, terraplanagem e drenagem do terreno. 

A partir de novembro de 2018, será feita a pavimentação asfáltica e, depois, será realizada a edificação, com a construção do terminal e dos hangares. 
  
Os investidores do Aeródromo Inhotim são empresas atuantes no município, com plena atividade econômica. 

MRV Engenharia, Grupo MBK, Paineiras Urbanização, Mass Empreendimentos, Aprove Construções e Empreendimentos, Gtop Engenharia, Gatti Engenharia e Parques Mondovi e Torino compõe o grupo daqueles que investirão na obra. 
  
Desenvolvimento e oportunidade 
O empreendimento será responsável por proporcionar um novo ciclo de desenvolvimento, atraindo diversas indústrias de alta tecnologia, manutenção aeronáutica, produtos farmacêuticos e turismo. 

Além disso, a expectativa é de que a obra gere 640 empregos diretos e 800 indiretos, na fase de construção. Em seu pleno funcionamento, o Aeródromo deve gerar   21 mil postos de trabalho diretos e indiretos. 
  
Segundo Luiz Tito, presidente da Orion Participações, empresa empreendedora do aeródromo, a construção marca não só para Betim, mas para toda a região, um momento especial de resposta de um grupo de sólidos investidores que acreditaram no desenvolvimento do município e das cidades vizinhas. 
  
"Concebida para ser a segunda mais importante instalação do gênero em Minas, o Inhotim suportará, inicialmente, com conforto técnico, as demandas de aviação executiva, de voos Charter do turismo. O aeródromo, com obras de terraplanagem já iniciadas, poderá abrigar também centros de treinamento e manutenção de aeronaves, de pequeno e médio porte. Sua inauguração, esperamos, ocorrerá em 18 meses", explicou o empresário. 
  
O prefeito Vittorio Medioli ressaltou que o aeródromo futuramente poderá ser ampliado. "O projeto nasce com características para atender ao aumento da demanda dos próximos 20 anos. Foi pensado para ser atraente, econômico e ter eficiente operacionalidade". 


com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.