Pular para o conteúdo principal

COM FAZENDINHA, PLATAFORMA GLOBAL DO CAFÉ APRESENTA SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NA 4ª FECOM

clique na imagem para ampliar 

Visitantes da quarta edição da Feira de Negócios Cocatrel Minasul (FECOM), terão a oportunidade de conhecer melhor as propostas da Plataforma Global do Café (GCP) para a sustentabilidade do agronegócio café. 

De maneira didática, tendo a ilustração de uma fazenda sustentável como principal imagem de referência, a GCP estará presente no estande C22, nos dias 6, 7 e 8 de março, no Espaço Cocatrel, em Três Pontas, no Sul de Minas.

A imagem da Fazendinha, como é chamada a ilustração, apresenta os 18 Itens Fundamentais do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), material criado colaborativamente pela cadeia. 

Durante o evento será promovida junto aos produtores a implementação dos 18 Itens Fundamentais, que são o foco da atuação da GCP e de seus membros e parceiros. 

O objetivo é desmistificar a sustentabilidade e mostrar que o grande beneficiário é o produtor e sua propriedade.

As práticas recomendadas dizem respeito a aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção de café, especialmente voltados a pequenos e médios produtores, visando a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Parceira dos cafeicultores no planejamento sustentável da agricultura, a Plataforma Global do Café é uma associação internacional com mais de 200 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva. 

Ela atua hoje em 8 países produtores, como Colômbia, Honduras, Peru, Indonésia, Uganda, Quênia, Vietnã e Brasil, que criam suas próprias estratégias de sustentabilidade no campo e compartilham informações e experiências.

No país, a GCP conta atualmente com 53 instituições membros e dezenas de parceiros, como serviços de extensão, universidades, centros de pesquisa e entidades do setor.

O programa brasileiro de sustentabilidade da GCP, criado em 2012, já coleciona resultados e abrangência consideráveis, como os 1750 técnicos multiplicadores capacitados no Currículo de Sustentabilidade, de 84 diferentes entidades, e os 2.700 produtores capacitados no Produtor Informado, iniciativa do Cecafé, em parceria com a GCP. 

No ano passado, foi lançado o Aplicativo CSC, para celular e computador, a fim de facilitar a coleta de dados no campo e abrir caminho para uma mensuração mais realista das práticas sustentáveis adotadas na cafeicultura brasileira. A avaliação da implementação destas práticas será foco das ações da GCP no ano de 2018.


com Estevão Rinaldi - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho