quinta-feira, 1 de março de 2018

COM FAZENDINHA, PLATAFORMA GLOBAL DO CAFÉ APRESENTA SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NA 4ª FECOM

clique na imagem para ampliar 

Visitantes da quarta edição da Feira de Negócios Cocatrel Minasul (FECOM), terão a oportunidade de conhecer melhor as propostas da Plataforma Global do Café (GCP) para a sustentabilidade do agronegócio café. 

De maneira didática, tendo a ilustração de uma fazenda sustentável como principal imagem de referência, a GCP estará presente no estande C22, nos dias 6, 7 e 8 de março, no Espaço Cocatrel, em Três Pontas, no Sul de Minas.

A imagem da Fazendinha, como é chamada a ilustração, apresenta os 18 Itens Fundamentais do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), material criado colaborativamente pela cadeia. 

Durante o evento será promovida junto aos produtores a implementação dos 18 Itens Fundamentais, que são o foco da atuação da GCP e de seus membros e parceiros. 

O objetivo é desmistificar a sustentabilidade e mostrar que o grande beneficiário é o produtor e sua propriedade.

As práticas recomendadas dizem respeito a aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção de café, especialmente voltados a pequenos e médios produtores, visando a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Parceira dos cafeicultores no planejamento sustentável da agricultura, a Plataforma Global do Café é uma associação internacional com mais de 200 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva. 

Ela atua hoje em 8 países produtores, como Colômbia, Honduras, Peru, Indonésia, Uganda, Quênia, Vietnã e Brasil, que criam suas próprias estratégias de sustentabilidade no campo e compartilham informações e experiências.

No país, a GCP conta atualmente com 53 instituições membros e dezenas de parceiros, como serviços de extensão, universidades, centros de pesquisa e entidades do setor.

O programa brasileiro de sustentabilidade da GCP, criado em 2012, já coleciona resultados e abrangência consideráveis, como os 1750 técnicos multiplicadores capacitados no Currículo de Sustentabilidade, de 84 diferentes entidades, e os 2.700 produtores capacitados no Produtor Informado, iniciativa do Cecafé, em parceria com a GCP. 

No ano passado, foi lançado o Aplicativo CSC, para celular e computador, a fim de facilitar a coleta de dados no campo e abrir caminho para uma mensuração mais realista das práticas sustentáveis adotadas na cafeicultura brasileira. A avaliação da implementação destas práticas será foco das ações da GCP no ano de 2018.


com Estevão Rinaldi - da assessoria

Nenhum comentário: