Pular para o conteúdo principal

RECUPERANDOS DA APAC COMEÇAM A ESTUDAR NA UFSJ

Projeto de ressocialização do Nead conta com nove ingressantes; 13 aguardam lista de espera

“É difícil falar em escolha quando se trata de pessoas que não tiveram escolha ou oportunidade. Então, quando você tem essa chance de ingressar em um curso superior, de fazer uma graduação, é muito importante.” A fala é de Carlos Roberto de Melo, um dos nove recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de São João del-Rei, nas Vertentes, que começaram a cursar Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no primeiro semestre deste ano. 

Assim como Carlos, 21 recuperandos da Apac São-joanense realizaram o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e esperam ingressar na Universidade.

As aulas são organizadas pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UFSJ e contam com um setor de informática no Regime Semiaberto e no Regime Fechado, sendo o acesso à internet controlado por programas instalados nos computadores. 

Segundo a pedagoga da unidade, Thaís Teixeira Santos, os estudantes têm acesso ao conteúdo do curso por meio da plataforma do Nead. As redes sociais são bloqueadas: “Eles estudam pelo computador o conteúdo das disciplinas, e nós imprimimos as apostilas para que eles possam estudar manualmente. O horário que eles têm é de três horas diárias, sendo duas destinadas ao uso da internet e uma para digitarem textos ou fazerem outras atividades fora da internet.”

No dia 28 de fevereiro, foi realizada aula inaugural na sede da Apac Masculina de São João del-Rei, na qual foram expostas as metodologias das aulas e ouvidos os recuperandos, que puderam dar seus depoimentos sobre a importância da Educação para a ressocialização. 

Além dos 190 recuperandos, estiveram presentes o presidente da Apac de São João del-Rei, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, a coordenadora Adjunta da UAB/Nead UFSJ, professora Shirley Dau, o coordenador do curso de Filosofia da UFSJ, professor Paulo Roberto Andrade de Almeida, e a pedagoga Thaís Teixeira. 

Em seu discurso, o recuperando Luis Garajau, de 65 anos, expôs a satisfação pela oportunidade e o empenho que será exigido nas reflexões que o curso de Filosofia irá demandar.

O processo seletivo ao qual os recuperandos foram submetidos faz parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acontece cerca de um mês após a aula oficial para as unidades prisionais e de internação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. 

Os recuperandos realizam, então, a mesma prova normalmente aplicada para os estudantes oriundos do Ensino Médio. 

A maioria dos recuperandos concluiu a escola básica por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade destinada àqueles que não completaram os estudos ou não tiveram acesso ao Ensino Fundamental e ao Médio na idade apropriada.

Na Apac, além dos cursos a distância, os recuperandos também têm a oportunidade de realizar oficinas manuais, como é o caso de Carlos: “Eu já faço uma faculdade - acho que sou uma grande exceção - faço Administração de Empresas na Sead. Eu trabalho hoje cuidando da parte de oficina aqui da Apac, com marcenaria, serralheria.” 

Para ele, o Ensino Superior é privilégio e conquista: “Quando o professor Pablo abriu esse leque pra nós, quando ele destrinchou esse mundo acadêmico, eu falei: quero sugar o máximo possível de conhecimento para que isso seja algo proveitoso.”

Nead pela ressocialização
O projeto Ressocialização dos privados de liberdade por meio do estudo via educação a distância é coordenado pelo professor Pablo Luiz Martins e teve início em agosto de 2017. 

O Pread, como é conhecido, ocorreu inicialmente na unidade II da Penitenciária de Serro Azul, no estado de São Paulo, com a aprovação de 5 recuperandos no curso de Administração Pública.

Com a realização do processo seletivo deste ano, foram incluídos dois estudantes no curso de Filosofia. Sendo assim, o projeto conta com 16 recuperandos, sendo nove na Apac em São João del-Rei e sete na unidade II da Penitenciária de Serro Azul. 

Além do curso de Filosofia, serão disponibilizados mais três cursos superiores a distância: Pedagogia, Matemática e Administração Pública.

Polo de estudos na Apac
Existe uma tentativa para que a unidade apaqueana de São João del-Rei seja a primeira unidade prisional do Brasil a ter um polo para estudos dos recuperandos.

Segundo a assessora de comunicação da Apac Masculina de São João del-Rei, Rafaella Vieira, a iniciativa poderia proporcionar orientação mais efetiva aos estudantes: “Outros alunos do ambiente externo viriam para a Apac, haveria um modelo de assessoria para o aluno, com conversas sobre o curso, inclusive com professores.”

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...