Pular para o conteúdo principal

OPORTUNIDADE PARA TODOS

Pessoas com deficiência buscam capacitação técnica para ingressar no mercado de trabalho
Em Varginha, Felipe Costa dá exemplos de superação e perseverança em busca de um sonho profissional

Segundo dados do Instituto Brasileiro 2010 (IBGE), o Brasil tem mais de 45 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência, número que corresponde a cerca de 24% da população do país. 

Em Minas Gerais, são quase 4,5 milhões de pessoas ou 22,62% da população. Em relação ao nível de instrução da população com deficiência, 14,2% possuem o fundamental completo, 17,7%, o médio completo e 6,7% possuem superior completo. 

A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no Brasil ainda é um desafio, especialmente quando se trata de qualificação e inserção no mercado de trabalho. As oportunidades para esse público aumentaram com a aprovação da Lei de Cotas (nº 8.213/1991), que estabelece o percentual de 2% a 5% de vagas nas empresas com 100 ou mais funcionários.


Desde então, esses profissionais vêm rompendo o preconceito e conquistando espaço. Em Varginha, Mizael de Araújo Paulino [foto] acreditava que sua deficiência auditiva o impediria de atuar como enfermeiro. 

“A princípio, fiquei imaginando se um surdo poderia ser um profissional de saúde. Depois percebi que sim, que eu poderia ser. Com a formação necessária, sei que me tornarei um bom técnico em enfermagem”, avalia.

Na turma do curso técnico em Administração, o aluno Felipe José Costa tem múltiplas deficiências, mas nada o impede de ser independente. 

Ele mora sozinho em Paraguaçu, cidade localizada a 40 km de Varginha, e todos os dias se desloca com transporte público até o Senac. 

“Eu sonho em abrir meu próprio negócio. Faço curso de Administração para aprender como gerir minha empresa”, explica. 

Inclusão na escola
Em 2017, o Senac atendeu cerca de 600 pessoas com deficiência. Atualmente, a instituição tem 457 alunos com algum tipo de deficiência em cursos de formação profissional em todo estado. No Sul de Minas, o Senac atende a 84 alunos entre cegos, surdos, deficientes intelectuais, físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Com o objetivo de viabilizar a capacitação de pessoas com deficiência em busca de oportunidades profissionais, o Senac conta com o Setor de Educação Inclusiva (Sedin), área com foco na inclusão de pessoas com deficiência e demais perfis como idosos, indivíduos em vulnerabilidade social e refugiados. 

Além do acompanhamento escolar, o setor analisa e trabalha adaptações necessárias à aprendizagem, como intérpretes de libras, materiais em braille, softwares com informações orais e mudança na metodologia didática de ensino do docente.

com Diego Tomáz - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...