Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS PUBLICA O ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL 2017

Uberlândia mostrou uma evolução entre os exercícios 2016 e 2017 nos quesitos Meio Ambiente, Proteção da Cidade e Governança em Tecnologia da Informação

A terceira edição do programa que elabora o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) já está disponível no Portal do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio do link que direciona para o Fiscalizando com o TCE. 

Os dados mais recentes se referem ao exercício de 2017, com a pontuação de sete áreas da administração municipal: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção das Cidades e Governança em Tecnologia da Informação.

O IEGM é uma ferramenta que permite aos gestores públicos conhecer a situação de seus municípios e comparar a evolução das políticas públicas. O índice resulta das informações coletadas por meio de questionários enviados ao TCEMG pelos municípios, somados aos dados extraídos do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) e dados governamentais.

Na comparação dos exercícios 2016 e 2017, a cidade de Belo Horizonte apresentou elevação nos índices de gestão da Educação, que em 2016 estava em Fase de Adequação (C+) e, em 2017, evoluiu para Efetiva (B). O índice de gestão na Saúde da Capital também teve um crescimento, partindo da situação Efetiva (B) para Muito Efetiva (B+).

Os índices da cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também mostraram uma evolução entre os exercícios 2016 e 2017 nos quesitos Meio Ambiente, Proteção da Cidade e Governança em Tecnologia da Informação. Em 2017 o índice relativo ao meio ambiente e proteção da cidade foi considerado Altamente Efetivo (A) e o índice referente à Governança da Tecnologia da Informação evoluiu da condição Efetiva (B) para Muito Efetiva (B+).

Na região Metropolitana, Contagem também apresentou evolução nos quesitos Educação, Saúde e Proteção das Cidades. O índice de Educação, que em 2016, era considerado Em fase de Adequação (C+) evoluiu para Muito efetivo (B); na saúde o índice foi de (C) Baixo Nível para Muito Efetivo (B) e o índice de Proteção das Cidades evoluiu de Muito Efetivo (B) para Altamente Efetivo (A).

A cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, apresentou elevação nos índices de Meio Ambiente e Proteção das Cidades. Apresentou se Altamente Efetivo (A) no quesito Proteção das Cidades e Muito Efetivo no quesito Meio Ambiente (B+).

Para acessar o IEGM dos municípios mineiros clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.