Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO SEDIA O 142º FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

"Regime de Colaboração na Educação Infantil: A Vez e a Voz das Crianças" foi tema do evento

O 142º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil aconteceu no final de Março na cidade de Campo Belo, no Sul de Minas, fazendo jus ao tema que norteou o encontro: “Fomentando o Regime de Colaboração na Educação Infantil – A Vez e a Voz das Crianças”. 

A Superintendência Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de MG (Undime) e a Secretaria Estadual de Educação, juntamente com o Comitê Gestor do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil, fizeram do 142º encontro do Fórum uma ocasião onde o Regime de Colaboração se efetivou e onde as crianças foram o centro de todo processo. 


Abrindo o dia, a superintendente Regional de Ensino Suely Tavares e o prefeito Alisson de Assis Carvalho, deram as boas vindas. Estavam presentes, também, secretárias de educação de vários municípios – Camacho, Passos, Santo Antônio do Amparo, Boa Esperança, Formiga, São Francisco de Paula, Candeias, Paraguaçu, Varginha, Nepomuceno, São Lourenço e o secretário de Educação de Bom Sucesso. Além de representantes dos municípios de Três Corações, Coqueiral, Cristais, Cana Verde, São Sebastião do Rio Verde, Santana do Jacaré, Lavras, Caxambu, São Bento Abade, Alpinópolis, Três Pontas, Campos Gerais, Aguanil e Poço Fundo. 


A coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI, Cláudia Ribeiro, está fazendo um curso em Sevilha, na Espanha, porém se fez presente dando as boas vindas por meio de um vídeo. 

A menina Ana Julia e o menino Enzo, ambos com 11 anos, foram apresentadores de todo o encontro com a graça e leveza da arte circense. 

 O coral Meninas Cantoras de Campo Belo, emocionou todas e todos cantando a música “O que cantam as crianças”, de José Luis Perales e Balão Mágico de 1986. A ambientação do local foi com cartazes da letra da música. Em seguida, as crianças pequenas entraram, ao som desta música, para colar os cartazes que haviam feito; suas obras de arte. (Vejam o álbum de fotos).

A primeira fala da manhã foi da representante da Secretaria de Estado de Educação, Maria do Carmo Rezende de Oliveira dizendo sobre o foco pedagógico na Educação Infantil, adequação do currículo às necessidades da Educação Infantil, sobre a Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção do currículo referência de Minas Gerais. 

Ela diz que necessitamos colocar no centro do projeto as crianças e que a interlocução com os Fóruns Regionais e o Mieib é fundamental. Ressaltou também que não é nosso foco alfabetizar as crianças na Educação Infantil, segundo ela, nosso foco é fundamentar as estruturas, não precisamos avançar etapas.

Em sequência, Sueli Duque, Undime, fez um alerta ao olhar que temos que ter às creches, valorizando-as. Disse ainda que em Educação temos que saber trabalhar em rede: o nosso trabalho é a maior política pública, é cuidar ao redor, não atropelando as crianças, cuidando para que a Educação não vire transferências. 

Nas discussões em grupo aconteceram debates e as crianças se fizeram presente. Em cada grupo havia duas crianças interagindo nas discussões com as e os representantes das cidades, levantando questões sobre o tema em discussão e também nas apresentações na plenária. 

O 142º FSMEI teve continuidade na parte da tarde e iniciando as atividades, os meninos e meninas do Projeto AABB Comunidade fizeram um apresentação de canto. 

Em seguida, a coordenadora Regional da Undime, Maria Virginia, falou sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), normatização, formação e avaliação no Currículo Referência de Minas Gerais, ressaltando que, a criança, ela mesma transita e nos indica caminhos para a educação. Maria Virginia também disse da importância da formação de professores, citando como sendo o ‘ponto nevrálgico’. 

O representante da Undime da Secretaria Estadual de Educação, Edemar Amaral Cavalcante, discorreu sobre o trabalho desenvolvido em relação à compreensão da BNCC e seus meandros para a Educação Infantil e, finalmente, a secretária de Educação de Varginha, Rosângela Aparecida Carvalho, falou sobre os Campos de Experiência e os 6 direitos de aprendizagem na BNCC, ressaltando que é nas interações e nas diferenças que a gente cresce, tendo um olhar intercomplementar e não interdisciplinar. 

com Maria de Fátima Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho