quinta-feira, 4 de abril de 2019

CAMPO BELO SEDIA O 142º FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

"Regime de Colaboração na Educação Infantil: A Vez e a Voz das Crianças" foi tema do evento

O 142º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil aconteceu no final de Março na cidade de Campo Belo, no Sul de Minas, fazendo jus ao tema que norteou o encontro: “Fomentando o Regime de Colaboração na Educação Infantil – A Vez e a Voz das Crianças”. 

A Superintendência Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de MG (Undime) e a Secretaria Estadual de Educação, juntamente com o Comitê Gestor do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil, fizeram do 142º encontro do Fórum uma ocasião onde o Regime de Colaboração se efetivou e onde as crianças foram o centro de todo processo. 


Abrindo o dia, a superintendente Regional de Ensino Suely Tavares e o prefeito Alisson de Assis Carvalho, deram as boas vindas. Estavam presentes, também, secretárias de educação de vários municípios – Camacho, Passos, Santo Antônio do Amparo, Boa Esperança, Formiga, São Francisco de Paula, Candeias, Paraguaçu, Varginha, Nepomuceno, São Lourenço e o secretário de Educação de Bom Sucesso. Além de representantes dos municípios de Três Corações, Coqueiral, Cristais, Cana Verde, São Sebastião do Rio Verde, Santana do Jacaré, Lavras, Caxambu, São Bento Abade, Alpinópolis, Três Pontas, Campos Gerais, Aguanil e Poço Fundo. 


A coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI, Cláudia Ribeiro, está fazendo um curso em Sevilha, na Espanha, porém se fez presente dando as boas vindas por meio de um vídeo. 

A menina Ana Julia e o menino Enzo, ambos com 11 anos, foram apresentadores de todo o encontro com a graça e leveza da arte circense. 

 O coral Meninas Cantoras de Campo Belo, emocionou todas e todos cantando a música “O que cantam as crianças”, de José Luis Perales e Balão Mágico de 1986. A ambientação do local foi com cartazes da letra da música. Em seguida, as crianças pequenas entraram, ao som desta música, para colar os cartazes que haviam feito; suas obras de arte. (Vejam o álbum de fotos).

A primeira fala da manhã foi da representante da Secretaria de Estado de Educação, Maria do Carmo Rezende de Oliveira dizendo sobre o foco pedagógico na Educação Infantil, adequação do currículo às necessidades da Educação Infantil, sobre a Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção do currículo referência de Minas Gerais. 

Ela diz que necessitamos colocar no centro do projeto as crianças e que a interlocução com os Fóruns Regionais e o Mieib é fundamental. Ressaltou também que não é nosso foco alfabetizar as crianças na Educação Infantil, segundo ela, nosso foco é fundamentar as estruturas, não precisamos avançar etapas.

Em sequência, Sueli Duque, Undime, fez um alerta ao olhar que temos que ter às creches, valorizando-as. Disse ainda que em Educação temos que saber trabalhar em rede: o nosso trabalho é a maior política pública, é cuidar ao redor, não atropelando as crianças, cuidando para que a Educação não vire transferências. 

Nas discussões em grupo aconteceram debates e as crianças se fizeram presente. Em cada grupo havia duas crianças interagindo nas discussões com as e os representantes das cidades, levantando questões sobre o tema em discussão e também nas apresentações na plenária. 

O 142º FSMEI teve continuidade na parte da tarde e iniciando as atividades, os meninos e meninas do Projeto AABB Comunidade fizeram um apresentação de canto. 

Em seguida, a coordenadora Regional da Undime, Maria Virginia, falou sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), normatização, formação e avaliação no Currículo Referência de Minas Gerais, ressaltando que, a criança, ela mesma transita e nos indica caminhos para a educação. Maria Virginia também disse da importância da formação de professores, citando como sendo o ‘ponto nevrálgico’. 

O representante da Undime da Secretaria Estadual de Educação, Edemar Amaral Cavalcante, discorreu sobre o trabalho desenvolvido em relação à compreensão da BNCC e seus meandros para a Educação Infantil e, finalmente, a secretária de Educação de Varginha, Rosângela Aparecida Carvalho, falou sobre os Campos de Experiência e os 6 direitos de aprendizagem na BNCC, ressaltando que é nas interações e nas diferenças que a gente cresce, tendo um olhar intercomplementar e não interdisciplinar. 

com Maria de Fátima Ribeiro

Nenhum comentário: