Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE MINEIRA APOIA PROJETO DA ONU PARA FORTALECER PRODUÇÃO DE ALGODÃO EM PAÍSES AFRICANOS

A instituição mineira vai apoiar ações de capacitação em nutrição, processamento de alimentos e aprimoramento da produção
Produção de algodão na Tanzânia

A Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, é a mais nova parceira do projeto Além do Algodão, uma iniciativa do Centro de Excelência contra a Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para fortalecer a cadeia do algodão e de seus subprodutos em quatro países africanos — Benim, Moçambique, Quênia e Tanzânia. A instituição mineira vai apoiar ações de capacitação em nutrição, processamento de alimentos e aprimoramento da produção.

Formalizada no início deste mês, dia 4, a cooperação entre os organismos prevê que a Universidade de Lavras atue na definição dos eixos de alimentação escolar e de segurança alimentar e nutricional do Além do Algodão.

Junto aos parceiros do projeto e aos atores de cada país participante, os técnicos da instituição vão orientar o desenvolvimento de ações para incorporar a nutrição e a segurança alimentar na cadeia de produção do algodão. Também serão implementadas medidas para integrar os agricultores ao mercado da alimentação escolar, conectando a oferta do campo às demandas dos centros de ensino que fornecem refeições para os seus alunos.

Uma segunda demanda dos países que integram o Além do Algodão é viabilizar o processamento mínimo de alimentos em pequenas agroindústrias. O Brasil tem bastante experiência com o tema, e a Universidade de Lavras vai ajudar a estruturar a cooperação com Benim, Moçambique, Quênia e Tanzânia. O objetivo é garantir que os agricultores tenham acesso a técnicas e equipamentos de processamento de alimentos. Com isso, será possível diminuir o desperdício, aumentar a durabilidade dos produtos e garantir a segurança sanitária da comida.

Os especialistas brasileiros também vão dar assistência técnica para a concepção e implementação de modelos de produção do algodão combinados ao cultivo de alimentos. Os técnicos de Lavras vão apoiar a estruturação do processamento do algodão para que, a partir das sementes, os agricultores possam produzir o óleo de algodão e a torta — um composto alimentar feito a partir das sementes e utilizado principalmente como ração animal.

Histórico
A Universidade Federal de Lavras foi fundada em 1908 como escola agrícola. Desde 1963, tornou-se uma instituição federal de ensino, pesquisa e extensão, dedicada à produção e à disseminação de conhecimento. Apesar de atuar em diversas áreas, é principalmente nas ciências agrárias que a universidade se destaca.

Atualmente, a instituição trabalha diretamente em outro projeto de cooperação técnica entre o Brasil e países africanos, conhecido como Cotton Victoria, com atuação em três nações — Tanzânia, Quênia e Burundi. O organismo mineiro também participa de atividades dos projetos Cotton4 e Shire-Zambeze.

A universidade foi responsável por diversos cursos de capacitação e de pós-graduação voltados à produção do algodão. Também conduziu testes de campo de tecnologias para agricultores familiares e de novos modelos de produção algodoeira.

O Além do algodão é uma iniciativa conjunta entre o Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos da ONU, a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e o Instituto Brasileiro do Algodão.

O projeto pretende ajudar produtores familiares de algodão e instituições públicas de países africanos a conectar os subprodutos do algodão e as culturas alimentares associadas à produção algodoeira a mercados estáveis, como os programas de alimentação escolar.

da assessoria da ONU Brasil 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho