Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIOS SE MOBILIZAM EM DEFESA DOS CORREIOS



Por todo o Brasil, a população do País tem mostrado interesse em que os Correios continuem públicos, por meio das Câmaras Municipais de inúmeras cidades. Vereadores estão propondo moções em defesa da estatal e contra a privatização dos Correios. A moção é a proposição por meio da qual manifesta-se apoio, pesar ou protesto em relação a um acontecimento que tem muita importância pública ou social.

A Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP) é uma das entidades apoiadoras da campanha Todos Pelos Correios, que reúne várias instituições que defendem a continuação da empresa como sendo pública e sustentável. 

Ao todo, com o apoio direto da ADCAP Minas, já foram realizadas em Minas Gerais 48 moções em defesa dos Correios. No País, muitas outras também já foram promovidas em estados de todas as regiões brasileiras, com destaque para o Rio Grande do Sul (30) e São Paulo (20).

Além da proposição de moções públicas, há diversas audiências acontecendo nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o Brasil para discutir a questão da privatização dos Correios. A venda da estatal não é vista com bons olhos por quase 70% da população brasileira, como mostrado em pesquisas de opinião recentes.

Na capital mineira, foi realizada uma dessas audiências no final de agosto, na ALMG. O diretor nacional de Relações Funcionais da ADCAP, José Maria dos Santos Silva, apontou que a população precisa ficar atenta à importância dos Correios como prestadores de serviços públicos. Ele explicou que a Empresa existe para cumprir previsão contida na Constituição Federal, como mantenedora do serviço postal. José Maria lembrou também que os Correios não são dependentes do governo e, portanto, não dão prejuízo.

O Ministério da Economia, tem dito que há pelo menos oito grandes players, do mercado nacional e internacional, interessados em comprar os Correios. Quem conhece a estatal sabe que o setor privado só quer a parte boa da estatal: atuar apenas nos grandes centros urbanos com o segmento de encomendas, que é lucrativo. Eles não têm interesse em arcar com o atendimento à população como um todo, indo a localidades de acesso mais difícil. A população desses lugares terá que se deslocar mais para ser atendida pelos Correios. Agências certamente deixarão de existir. Mesmo nos grandes centros, pode haver a mudança no atendimento. Ao invés das entregas serem em domicílio, as pessoas terão de se dirigir a unidades da Empresa para retirar suas encomendas e outros objetos postais. Bairros periféricos e aglomerados também seriam atingidos com a falta de atendimento.

Nos municípios, os vereadores, que naturalmente têm contato mais próximo com as comunidades que representam, sabem o quanto os serviços públicos são importantes para os moradores. Em 60% das 5.570 cidades brasileiras, só existe a agência de Correios como infraestrutura do governo federal.

Em Ouro Preto, durante a moção em defesa dos Correios, o vereador Vander Leitoa deixou evidente o que está por trás da privatização. “É uma instituição que ao longo do tempo foi sucateada e o presidente agora está tentando fazer uma propaganda negativa para acabar com a estatal. O povo tem que entender que nós precisamos dos Correios e tem que abraçar essa luta porque vai ser bom para todo mundo”. Ele ainda afirmou que quem comprar os Correios vai cobrar mais caro pelos serviços, uma conta que será paga pela população.

Em Viçosa, na região Sul de Minas, na moção apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Antônio Elias Cardoso, e aprovada pela maioria da Casa Legislativa, o documento evidencia a missão dos Correios na integração nacional. “Verdadeiro braço do Governo Federal em todo o território nacional, desenvolvendo sua missão pública notória. Regiões mais carentes do País irão se ver prejudicadas, pois, por não gerarem lucro suficiente, a iniciativa privada não se interessará pela manutenção das agências de encomendas até então em funcionamento nesses locais”. Essa opinião é compartilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Pirapora, cidade do Norte de Minas. O vereador Anselmo Caires propôs naquela Casa Legislativa a moção repudiando a privatização dos Correios, assinada pela maioria dos integrantes do órgão. Para ele, Pirapora corre o risco de perder a agência dos Correios, assim como municípios menores da região, caso a estatal seja privatizada. Ele também acredita que o custo dos serviços postais irá aumentar.

Conheça as cidades de MG onde já aconteceram com o apoio da ADCAP Minas
 
Abaeté
Açucena
Alto Rio Doce
Araçaí
Barbacena
Botumirim
Buenópolis
Cachoeira do Prata
Caeté
Candeias
Carmo de Minas
Casa Grande
Conceição do Mato Dentro
Conselheiro Lafaiete
Contagem
Ferros
Formiga
Iguatama
Ilicínea
Imbé de Minas
Ipatinga
Itabirito
Ituiutaba
Itumirim
Manhuaçu
Mercês
Moeda
Montes Claros
Oliveira Fortes
Ouro Preto
Paiva
Pirapora
Piranguinho
Prados
Prata
Rio Preto
Rochedo de Minas
Santa Luzia
Santana do Jacaré
São Brás do Suaçuí
São Francisco do Glória
São Pedro dos Ferros
Sapucaí Mirim
Senhora de Oliveira
Ubaporanga
Várzea da Palma
Viçosa
Virgínia
 
As moções realizadas nas Câmaras Municipais dessas localidades representam apenas uma parcela das ações em defesa dos Correios. Outras foram promovidas por entidades parceiras e novas iniciativas ainda estão por acontecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.