segunda-feira, 25 de novembro de 2019

CAMPUS AVANÇADO DE CARMO DE MINAS TRABALHA EM MELHORIAS PARA A COMUNIDADE

Obras trarão mais conforto, segurança e melhorias no ensino a centenas de estudantes

É na pequena e simpática cidade de Carmo de Minas, hoje conhecida pela qualidade de seus cafés especiais, que se encontra um dos Campus Avançados do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A instituição de ensino, rodeada pela Mantiqueira, alia história ao desenvolvimento. 

O verde das árvores frutíferas e palmeiras imperiais divide espaço com modernos laboratórios, salas de aulas e um vai e vem constante de trabalhadores, que atuam na reforma de prédios centenários como o Casarão, bem como na construção de novas áreas, que servirão aos mais de 300 estudantes, além de servidores federais e terceirizados.

Desde 2016 o Campus Avançado encontra-se no terreno da chamada Chácara da Conceição. O imóvel, então pertencente ao Coronel Jeronymo Guedes Fernandes, professor, político e agricultor, abrigou, até 1918, a Escola Normal Nossa Senhora da Conceição. Naquele ano, foi criado no local o primeiro patronato brasileiro: “Patronato Agrícola Delfim Moreira”, graças a um convênio com a União, cujo presidente da República era Wenceslau Braz. 

O patronato funcionou durante 51 anos, até 1969. A partir daí, a propriedade foi arrendada à Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FUNABEM). Depois, foi cedida à Prefeitura Municipal e, por fim, abriga novamente uma instituição federal de ensino.

O Casarão
Morada oficial da família Guedes Fernandes, o casarão do século XIX ainda mantém-se imponente. As reformas, aos poucos, vão trazendo à tona suas particularidades, como as paredes de mais de 60 cm e sua base de pedra. Segundo o diretor pró-tempore do campus, professor João Olympio de Araújo Neto, o casarão abrigará o setor administrativo e a biblioteca, com muito conforto aos estudantes e a comunidade que dela usufruir.


Cursos Técnicos
Embora na chácara desde 2016, o IFSULDEMINAS iniciou as atividades um pouco antes na cidade, com os cursos técnicos de alimentos e informática (subsequentes). Dos então 180 discentes, em 2014, a instituição saltou para mais de 300 alunos presenciais e duas mil matrículas na modalidade EaD, divididos em cursos FIC, Profuncionários entre outros. 

“Com muito trabalho e graças a melhoria de nossos indicadores, foi possível conseguir os investimentos para as obras. Mas, para isso, a reitoria e toda sua equipe foram fundamentais, tanto no aspecto humano quanto financeiro. Só temos a agradecer ao atual reitor e a todos os envolvidos pelo apoio e busca de recursos junto ao MEC. Sem isso, nada seria possível”, explica João Olympio. Para o gestor, a parceria com a Prefeitura Municipal também foi importante para a implementação do campus, que abriga estudantes de Carmo, São Lourenço, Olímpio Noronha, Jesuânia, Lambari, Dom Viçoso, entre outras.

Benefícios para a comunidade
Outras ações estão em andamento, conforme explicação do diretor João Olympio de Araújo Neto. Um moderno auditório - com capacidade para 280 lugares - abrigará um palco para apresentações, com sala de controle de iluminação, som e camarins. O local contará com banheiros masculino e feminino adaptados para acessibilidade. 

Outras seis salas para atendimento a professores, com sanitários também foram contemplados. Um grêmio estudantil está em desenvolvimento. O projeto prevê, ainda, a ampliação da rede elétrica do moderno laboratório de alimentos, a construção de escadas de acesso rápido, diversos serviços de pintura, troca de portas e janelas entre outras adaptações. Nesta etapa estão sendo investidos mais de R$ 970 mil, em uma área de 858,62 m².

Outros R$ 801 mil estão sendo investidos em uma área de 553,52 m², que engloba o Casarão. Segundo a direção, a reforma pretende manter as características arquitetônicas, respeitando ao máximo as divisões internas, estilo dos elementos construtivos, com suas cores, cobertura, formato e dimensionamento. 

"Porém, daremos um toque de modernidade, respeitando a acessibilidade prevista na ABNT-NBR 9050, com rampas de acesso, piso tátil, corrimões, etc” destaca o diretor. As mudanças preveem a instalação de equipamentos voltados à Tecnologia da Informação e Comunicação, proteção contra incêndio e pânico, bem como adaptação para equipamentos de ar-condicionado.

Acolhimento
Um dos diferenciais do Campus Avançado, segundo sua gestão, é o acolhimento, possível graças ao número reduzido, mas eficiente de servidores, e a constituição do local, que permite acesso e visão de todos os setores de forma rápida e ampla.

Retrato do campus

Cursos oferecidos
- Técnico em Alimentos Integrado;
- Técnico em Informática Integrado;
- Técnico em Alimentos Subsequente;
- Técnico em Administração Subsequente;
- Superior - Bacharel em Administração.
- Total de servidores: Docentes - 20, Técnicos Administrativos -13, Terceirizados – 8.

Novas licitações
O campus ainda trabalha em outras expansões. É o caso da construção de um teatro grego descoberto, de 96 m² e a estruturação do Centro de Ensino a Distância (CEAD) que totalizará outros 562 m². O instituto ainda fará o nivelamento, a construção de arquibancada e pintura em sua quadra descoberta. Está previsto, ainda, o cercamento do perímetro externo do campus (1390 m), a reforma e acréscimo do laboratório de alimentos, bem como a reforma do refeitório e cozinha. 

As salas, onde atualmente se encontra a APAE, também passarão por reestruturação. Serão construídos banheiros masculino e feminino, uma sala de professores (06 box), 08 salas de aula, efetuada a troca do telhado, construída e coberta a rampa do local, será reformado o almoxarifado e feita a cobertura metálica de 178 m². Essa nova etapa está em processo de licitação, devendo ser efetivada nos próximos meses.

Saiba mais sobre Carmo de Minas
A cidade, localizada na região da Serra da Mantiqueira, possui terras férteis que garantem a produção de café de alta qualidade, reconhecido como um dos melhores do país. Distante 400 quilômetros de Belo Horizonte, Carmo faz parte da Estrada Real, rota turística com mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua população é de 13.750 habitantes, segundo o IBGE. Saiba mais em http://carmodeminas.mg.gov.br/news/sobre-a-cidade/

Nenhum comentário: