Pular para o conteúdo principal

ALUNOS CRIAM PROTÓTIPOS PARA AUXILIAR EM TRATAMENTOS DE FISIOTERAPIA


A maioria dos processos de recuperação de saúde requerem a presença e o trabalho da fisioterapia. O profissional atua, desde o momento da crise, até nas ações de reabilitação do paciente.

Os estudantes de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG) vivem, durante a graduação, a prática da profissão que escolheram. E é por meio dos estágios e atendimentos clínicos que surgem as dificuldades e desafios.

Pensando em propor soluções para os mais diversos quadros de tratamento, os estudantes, juntamente com os universitários que cursam Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, e as graduações de Tecnologia criaram protótipos para solucionar os mais diferentes casos. A ação fez parte do PIC, o projeto Interdisciplinar de Curso, que tem como objetivo aliar teoria e prática interligando todas as disciplinas estudadas no período.

Oito protótipos foram criados, atendendo às mais diversas demandas. Eles serão apresentados a uma banca examinadora nesta quinta-feira, 05-12, a partir de 19h, na Cidade Universitária (Avenida Alzira Barra Gazzola, 650 Bairro Aeroporto).

Os projetos criados pelos alunos foram:
Pedalar é reabilitar: criação de uma plataforma com uma bicicleta associada a um jogo voltado a crianças com deficiência neuromotora, num cenário que chame a atenção do paciente (neste caso, uma floresta), onde ele terá a oportunidade de passear com sua bicicleta na companhia de personagens para incentivá-lo ainda mais. Cada criança terá seu sistema para marcar sua pontuação, o que permite ao fisioterapeuta avaliar a evolução do paciente.

Na plataforma, a bicicleta se move de acordo com o jogo, permitindo aos pacientes o prazer de pedalar, além de permitir o fortalecimento de membros inferiores e equilíbrio.

Desenvolvimento De Jogo De Reabilitação Virtual Para Desenvolvimento Infantil: Trata-se de um projeto de Realidade Virtual que pretende atender a reabilitação das funções cognitivas do paciente. Um game, onde o cenário se passa numa floresta, utilizando paredes sensoriais para captar os movimentos do paciente e transferi-los para a imagem que se passará na tela, fazendo com que a reabilitação seja feita brincando.

Fisiolume: Projetado para auxiliar na recuperação e treinamento de atletas, principalmente goleiros por meio de treino funcional, além de auxiliar o profissional da fisioterapia a calcular o desempenho do atleta a cada sessão.

Luva de Eletroestimulação: Criada como terapia voltada para pacientes que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE), a luva trabalha para fortalecer os músculos, favorecer o controle motor voluntário, minimizar a espasticidade e incentivar o retorno venoso linfático.

Painel Eletrônico em formato de L: Voltado para pacientes que sofrem de Mal de Parkinson e Alzheimer, o projeto de reabilitação virtual aborda a construção de um painel eletrônico em formato de L para auxiliar pacientes na reabilitação de suas funções cognitivas. O equipamento trabalha com luzes, que são acesas em uma fase mais fácil até a mais difícil. O indivíduo terá que memorizar a sequência de luzes que se acenderam e depois repetir o processo como num jogo de memória.

Prótese Monitorada Via Software: Aplicativo que auxilia em tratamentos fisioterapêuticos para pacientes com amputação transtibial. O propósito é criar um protótipo que, aliando uma prótese transtibial, uma case integrada à arquitetura de sensoriamento e um software, aplicado como um guia para que o usuário possa se familiarizar com o novo estilo de vida.

Equilíbrio Mode: Plataforma de equilíbrio feita de madeira e que possui um suporte para um dispositivo que capta os movimentos. O smartphone fará a leitura do movimento baseado nas dimensões. O fisioterapeuta poderá acompanhar esses dados em tempo real, através de um gráfico.

Ferramenta automática para evolução do tratamento fisioterapêutico de pacientes vítimas de AVE: Voltado para pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral, a ferramenta consiste na realização de movimentos espelhados no mundo virtual através dos óculos de Realidade Virtual, aumentando consideravelmente a velocidade de aprendizado do cérebro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.