Pular para o conteúdo principal

PESQUISA UTILIZA BIOTECNOLOGIA COMO ALIADA PARA ANALISAR O NOVO CORONAVÍRUS

Projeto de iniciação científica júnior do campus Varginha pretende mapear o genoma e as mutações do vírus na China, Itália e Estados Unidos

Durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), diversos esforços de pesquisa têm sido realizados em instituições do mundo todo em busca de mais informações e possíveis tratamentos para essa ameaça que já fez mais de 1 milhão de vítimas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No CEFET-MG em Varginha,no Sul de Minas, um projeto de iniciação científica júnior (BIC-Jr) tem buscado contribuir com avanços no combate ao COVID-19. Desenvolvido pelo pesquisador Wedson Gomes Júnior, doutor em Biotecnologia e pelo estudante do curso Técnico de Informática Integrado Guilherme Carvalho Teodoro, o trabalho pretende analisar computacionalmente as diferenças entre os genomas (informações genéticas) do vírus na China, Itália e Estados Unidos, cujas informações foram depositadas em um banco de dados de genomas internacional (genbank).

A partir disso, é possível “buscar as diferenças entre eles, de maneira que o tratamento pode ser mais específico em cada região”, explica o autor. Outra análise possível seria comparativa entre esse genoma com o de vírus já existentes, de forma a observar similaridades e diferenças com aqueles conhecidos, esclarece o pesquisador Wedson Gomes.

A bioinformática será peça fundamental da pesquisa por ajudar na compreensão e correlação de informações genôminas dos genes com informações existentes na literatura para auxiliar a identificação de alvos, visando o desenvolvimento de drogas, marcadores moleculares e epidemiológicos, além de ferramentas de diagnóstico, descreve o projeto. Um maior conhecimento desses genes até então desconhecidos, ou pouco conhecidos, pode auxiliar no desenvolvimento de vacinas e métodos de diagnóstico, como a variabilidade genética e das espécies, as interações patógeno-hospedeiro, a proteção imunológica do hospedeiro e antígenos que estimulem os processos de proteção imune.

Segundo o professor Wedson Gomes, a pesquisa será realizada em algumas etapas: em um primeiro momento, acontece uma pré-análise do genoma para verificar a qualidade das amostras; na sequência, a submissão desse material a três softwares de bioinformática, onde serão realizados os alinhamentos para verificar a quantidade de semelhanças entre eles; e, após o alinhamento, as sequências serão comparadas com aquelas já conhecidas de outras patologias e vírus. 

Com o isolamento social, que restringe as atividades acadêmicas na Instituição, a pesquisa está na fase inicial, “em um segundo momento iremos tentar realizar as análises em computadores domésticos via tele conferência”, explica o professor.

Ao final, a pesquisa pretende gerar dados científicos e computacionais para auxiliar no mapeamento do genoma do vírus e também facilitar mecanismos de ação para lidar com eventos como esse no futuro. “A contribuição para a ciência será um registro de quais sequências e em quais posições acontecem mutações, sendo que, se ocorrer outra situação similar com esse vírus, teremos os registros do que ocorreu em 2020 e será mais rápida a identificação e criação de remédios e vacinas”, finaliza o professor Wedson Gomes.

 da assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...