Pular para o conteúdo principal

SAÚDE DIVULGA RESULTADO DE PESQUISA SOBRE SUBNOTIFICAÇÃO DA COVID-19 EM POÇOS


A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, no Sul de Minas, concluiu a pesquisa “Análise da Subnotificação da Covid-19 no Município de Poços de Caldas” (CAEE: 34786720.8.0000.5094). 

O levantamento foi feito em três etapas e cada uma delas, divididas em dois momentos: o primeiro incluiu a visita de agentes de endemias para o preenchimento de um questionário com perguntas para traçar o perfil da população e identificar comportamentos diante da pandemia e das medidas preventivas. 

O segundo momento ocorreu com a visita de enfermeiras para a realização da coleta de sangue para exame laboratorial, com o intuito de verificar se a pessoa já teve ou não contato com o vírus. O objetivo do levantamento foi buscar mais informações sobre a população assintomática, mas que já foi exposta ao vírus da Covid-19, verificando prospectivamente, o panorama da disseminação da COVID-19 no âmbito do município de Poços de Caldas. 

A coleta dos dados foi feita após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos participantes (maiores de 18 anos). A participação no estudo foi voluntária e os custos da pesquisa financiados pela Prefeitura de Poços de Caldas. Todos os profissionais envolvidos no trabalho de campo, fizeram o exame e testaram negativo para a Covid-19, antes de cada etapa. 

Na primeira semana de junho, o projeto de pesquisa foi submetido à consulta pública, no site oficial da Prefeitura e aprovado pelo CMS – Conselho Municipal de Saúde. A escolha das casas visitadas foi feita por meio de sorteio aleatório, abrangendo todas as regiões da cidade. O levantamento foi finalizado no mês de setembro.

Resultados
Foram testadas ao todo, 1.222 pessoas. Na etapa 1, foram 412 participantes e nove testes positivos, o equivalente a 2,2% da amostra. Na etapa 2, foram 395 pessoas e 13 participantes com resultados positivos, o que equivale a 3,3% do total. E na terceira e última etapa, foram ao todo, 415 pessoas e 22 participantes com testes positivos, o equivalente a 5,3% da respectiva amostra. Conclui-se que do total de 1.222 participantes, 44 testaram positivo, estando assintomáticos, o equivalente a 3,6% da amostra total. 

Nota-se que da primeira para a terceira fase, houve aumento no número de resultados positivos na população. Não foi verificada regionalização dos casos, com distribuição equilibrada em todos os pontos da cidade. Ao todo, foram realizados 1.318 testes, sendo 96 deles, recoletas necessárias em decorrência de hemólises, resultados indeterminados ou contraprovas.

Dentre estes casos confirmados para COVID-19, 81,82% das pessoas pertencem ao sexo feminino. Em relação à raça, 65,91% se autodeclaram pertencer a raça branca, seguido por pardos, 27,27%. A média de idade entre as pessoas com resultado positivo foi de 52,45. Quanto as características socioeconômicas, verifica-se que a maioria dos casos ocorreu entre pessoas com até ensino fundamental completo (56,82%) e com renda mensal de até 3 salários mínimos (72,73%). 

Em relação ao ramo de atividade, o maior número de casos ocorreu entre as pessoas que estão fora do mercado de trabalho (31,82%), seguidas pelos comerciantes (13,64%), prestadores de serviços (13,64%) e aposentados (13,64%). Nenhum caso foi encontrado entre as pessoas com pós-graduação e com renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos.

Além disso, sobre a percepção da pandemia, nota-se que a maioria dos entrevistados considera a pandemia como grave ou muito grave. 

Nota-se também, que na primeira e segunda fase, alguns entrevistados não tinham conhecimento sobre a pandemia e que na terceira fase, este resultado não foi observado. Também houve redução na intensidade de distanciamento social entre a primeira e a terceira fase, com o aumento do número de pessoas que não adotaram nenhum tipo de distanciamento durante a pandemia, passando de 2,4% para 6,3%, da primeira para a terceira fase. 

Outro dado que chama atenção: 74,27% dos entrevistados, declararam não terem viajado durante a pandemia. Os dados tabulados do levantamento estarão disponíveis no site da Prefeitura, a partir da segunda quinzena de novembro.

Todas as etapas da pesquisa seguiram rigorosamente as disposições da Vigilância Sanitária, de forma a preservar a integridade dos profissionais e participantes. Quem testou positivo foi orientado pela equipe da Secretaria de Saúde a cumprir o isolamento domiciliar, com a assistência devida disponibilizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...