Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DE MINAS E VALE DISCUTEM ACORDO INDENIZATÓRIO SOBRE TRAGÉDIA E NÃO INCLUEM BRUMADINHO NA NEGOCIAÇÃO

Munícipio ingressou com pedido no TJMG para figurar como parte do processo, mas juiz não analisa o pleito

O governo do estado de Minas Gerais e Vale desenham acordo sobre a reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, sem a participação do munícipio. A ação movida pelo Estado que requer condenação da Vale para ressarcir danos socioambientais, socioeconômicos e patrimoniais não possui a participação de Brumadinho, mesmo após pedido de inclusão no processo como litisconsorte (parte interessada que demanda em juízo).

O escritório Oliveira Filho Advogados requereu participação no feito, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) até o momento não se manifestou. Enquanto isso, o governo mineiro e Vale já realizaram três audiências no TJMG na tentativa de celebrar acordo. 

“Na audiência realizada nesta quarta-feira no TJMG, 9/12, deputados que representavam associações e vários outros interessados que não eram parte no processo puderam participar da audiência, mas o município de Brumadinho sequer pode participar, quiçá ser ouvido”, informa o advogado João Batista de Oliveira Filho.

O advogado do escritório Oliveira Filho Advogados, reclama que não foi aberta vista para as partes manifestarem se o município é parte legítima para figurar no polo ativo da ação. “Ora, se o rompimento ocorreu em Brumadinho é obvio que o munícipio é parte legítima para figurar. Será que o grande lesado (município) vai ter que ingressar com ação autônoma para ter seus danos reparados? Será que um terceiro que vai escolher como será feita a reparação? ”, indaga João Batista.

No documento enviado ao TJMG, o escritório diz que “Apesar da onda de lama ter ultrapassado os limites geográficos de Brumadinho, é indubitável que o munícipio foi a principal vítima do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, na medida em que amarga diretamente – e cotidianamente – os danos advindos da tragédia”.

A prefeitura de Brumadinho explica que os impactos do rompimento da barragem geraram – e ainda geram – graves consequências ambientais (flora, fauna, ar, solo e água, principalmente na Bacia do Rio Paraopeba), sociais, culturais (patrimônio material e imaterial), humanitárias e econômicas. “Temos interesse direto e incontroverso no resultado da demanda, uma vez que os danos causados pela atuação da Vale ocorreram no território do município”, acrescenta o prefeito Avimar de Melo Barcelos.

Danos à cidade e à população citados no pedido de ingresso na ação
• Interrupção das atividades econômicas;
• Suspensão do abastecimento e captação da água do Rio Paraopeba;
• Destruição de moradias e estruturas urbanas;
• Destruição de áreas de preservação permanente;
• Isolamento de comunidades;
• Mortandade de animais de produção;
• Impacto em plantações nas áreas rurais;
• Restrições à pesca;
• Danos à saúde;
• Mortandade da fauna silvestre e doméstica;
• Perda de vidas;
• Alteração da qualidade do solo;
• Alteração da qualidade das águas;
• Alteração ou destruição de hábitats terrestres;
• Perda abrupta da arrecadação decorrente da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM (que respondia por pouco mais de 60% da arrecadação);
• Prejuízo às condições estéticas, sanitárias e geográficas do meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho